Inspire-se

Sobrevoando Nova York em em um vídeo 12K

As TVs em 4K nem sequer se estabeleceram ainda e já tem gente fazendo vídeos em estonteantes 12K, pode?

Pois é, nos últimos anos Phil Holland ficou famoso pelo trabalho em cinematografia aérea de grande formato e alta resolução. Seu último trabalho é um vídeo chamado “Above NYC” (Sobre a cidade de Nova York) e foi filmado em estonteantes 12K usando uma plataforma especial composta por 3 câmeras do fabricante RED.

Still do vídeo
Still do vídeo

As câmeras, cujo custo total é de US$ 238.500,00 dólares, foram montadas em uma base para câmera aérea com estabilização de 5 eixos ativada por giroscópio, que por sua vez foi montado em um helicóptero convencional.

Ah, um detalhe: caso você não saiba um giroscópio normalmente é composto de um disco ou roda que gira em grande velocidade ao redor de um eixo, preso de maneira a ficar suspenso e livre, contrabalançando assim os movimentos da estrutura em que ele está preso. Eu tinha um “Mickey Equilibrista” de brinquedo que funcionava assim, hehehe.

Voltando ao assunto, depois que as filmagens das câmeras individuais foram unidas e processadas cada quadro do vídeo se tornou o equivalente a uma foto de 100 Megapixels, como se tivesse sido obtida por uma câmera profissional de Médio Formato. O resultado disso é uma filmagem em 12K, algo como 48,5 vezes a resolução de 1080p, o Full HD padrão que todos nós conhecemos.



O vídeo de divulgação que Phil Holland publicou em seu canal do Youtube tem no máximo 8K, pois essa é a maior resolução que a plataforma do Youtube oferece atualmente.

Aliás, você só vai conseguir ver o vídeo em 8K se tiver um monitor maravilhoso e caríssimo, uma placa de vídeo estonteante, um processador do outro mundo, uma conexão de internet mediúnica ou uma TV que só foi lançada no mercado americano agorinha em janeiro, e que portanto ainda não está entre nós mortais.

Então, aproveite o vídeo na resolução que seu computador ou smartphone aguentar pois ele só tem 3:00 minutos e é muito bonito.