Câmeras

Leica M10-D, uma câmera digital com DNA analógico

A Leica M10-D é uma câmera no mínimo inusitada. O novo lançamento da marca Alemã não tem LCD traseiro. Além disso conta com um descanso para o polegar na forma de uma tradicional alavanca de avanço de filme!

Pois é, e tem mais: a Leica M10-D só tem controles externos para alterar a velocidade do obturador, a abertura da lente e a compensação da exposição da foto. Para qualquer outro tipo de ajuste, como qualidade e tipo da imagem ou formatação, é necessário usar o novo aplicativo “Leica FOTOS” a partir de um smartphone conectado.

Leica M10-D

De resto a Leica M10-D é igualzinha a sua irmã dois meses mais velha, a M10-P. Isso significa que ela conta com os mesmos 24 Megapixels no sensor Fullframe com tecnologia CMOS, processador Maestro II, sensibilidade máxima de ISO 50000, uma taxa de disparos contínuos de 5 quadros por segundo (fps) e resistência a intempéries.

Existe um visor eletrônico (EVF) opcional sem o qual a única maneira para se ver uma foto capturada pela câmera é o smartphone.

Leica M10-D
Nova Leica M10-D e aplicativo Leica FOTO

Impressões sobre a Leica M10-D

Os comentários sobre a nova câmera são no mínimo tão inusitados quanto o próprio lançamento. Em uma recente avaliação da Leica M10-D publicada no canal de Kai W, um dos comentários dizia que a Leica deveria equipar a nova câmera com um cartão de memória que só comportasse 36 fotos, como os negativos do filmes analógicos.

Outro comentário dizia que pagar US$ 8.000,00 dólares (quanto você acha que custa uma Leica?) por uma câmera sem tela no painel traseiro ou visor que mostre exatamente o que você está gravando é uma insanidade… Ri muito, sem contar um outro comentário que brinca com a alavanca de apoio ao polegar chamando-a de “dumbstatic” (dumb = idiota) ao invés de “fantastic”.

De qualquer maneira o vídeo de Kai W sobre a Leica M10-D é muito interessante e até divertido. Daí você tira suas próprias conclusões, que tal?

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta