Tutoriais

Removendo o ruído de uma foto de uma maneira diferente

Na fotografia digital o ruído é aquela variação aleatória de brilho ou cor com aspecto granulado que as vezes se torna um problema deixando a imagem com um aspecto ruim.

O famoso “Digital Noise” pode ser causado pelas características do sensor de imagem, pelo circuito ou até mesmo pelo software da câmera. Câmeras profissionais e mais caras normalmente são projetadas para minimizar ou evitar ao máximo esse ruído, e isso se dá também com os smartphones.

Alguns fotógrafos até gostam do ruído quando ele dá uma cara de fotografia analógica na imagem digital, como se fossem os grãos de um papal fotográfico, mas na maioria das vezes o ruído vira um defeito mesmo.

Imagem aberta no Adobe Lightroom, apresentando muitas áreas de sombra e altas luzes

Bom, o problema é que as vezes é impossível nos livrarmos totalmente do ruído, devido as características da própria imagem a ser fotografada. Nesses casos é possível usar recursos automatizados no Adobe Lightroom, no Photoshop e em vários outros softwares que podem ser muito bons mas dão sempre aquele gostinho de que poderíamos fazer mais.



É por isso que o Indiano Unmesh Dinda do canal PiXimperfect postou um vídeo tutorial onde ele mostra uma forma bem “artesanal” para remover o ruído de uma imagem com muitas áreas de sombra.

Na realidade ele usa várias exposições diferentes da mesma cena para criar uma composição com “alto alcance dinâmico”, o famoso HDR (High Dynamic Range).

Still do vídeo mostrando a criação da imagem em HDR

O resultado é uma imagem com muito mais informação visual nas áreas de sombras e luzes altas, o que permite que consigamos reduzir de uma melhor forma o ruído de fundo da cena.

Eu particularmente acho muito trabalhoso esse processo, até porque você tem que lembrar de tirar pelo menos 3 fotos da cena com exposições diferentes. Mas para quem costuma fazer um projeto do que vai fotografar, pode ser um processo bem interessante.

À esquerda ruído da imagem original e à direita detalhe do ruído reduzido do HDR

Outro detalhe interessante é que o vídeo de apenas 6:33 minutos é extremamente pedagógico em mostrar o que é o ruído de uma imagem, como funciona o “denoise” no software Adobe Lightroom e como se faz um HDR.



É simples, rápido, efetivo e vale a pena dar uma olhada mesmo que seja apenas por curiosidade, aproveite.

PS.: Se você não sabe o que é o Adobe Lightroom, veja o artigo que publiquei anteriormente sobre o assunto.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.