celulares e smartphones

Conhecendo a câmera dos iPhones XS e XS MAX

Logo após o anúncio do lançamento dos novos iPhones XS e XS MAX o mercado fotográfico começou a se perguntar se a qualidade da câmera desses smartphones seria revolucionária.

O que se viu decepcionou um pouco o público focado em fotografia e animou alguns fabricantes de smartphones concorrentes, como a chinesa Huawei que chegou a agradecer a Apple por ter “feito o favor” de não apresentar nada novo com os novos iPhones.

Que tal então a gente dar uma olhada na câmera que a Apple embarcou nos seus novos iPhones XS e XS MAX, para tirar a dúvida?

Em primeiro lugar é bom lembrar que a diferença entre esses dois equipamentos se dá basicamente no tamanho da tela.

Os telefones vêm em dois tamanhos: o XS possui uma tela de 5,8″ polegadas com 2.7 milhões de pixels e o XS MAX conta com um 3.3 milhões de pixels em 6,5″ polegadas.

iPhones XS e XS MAX
Comparação entre os novos lançamentos XS e XS MAX e o iPhone 8 Plus

São telas bem maiores do que as que os usuários de iPhone estão acostumados, o que parece sugerir uma tendência do mercado por telas grandes. Apesar disso são smartphones de menores dimensões, pois a tela ocupa toda a área frontal do aparelho.

Diz a Apple que a nova tela OLED do tipo Super Retina tem uma resolução de 458 pixels por polegada, a maior densidade já oferecida em im iPhone pela empresa. Essa tela também tem uma alcance dinâmico 60% maior que o do iPhone X, que foi descontinuado. Resumindo, qualquer imagem numa tela dessas fica “especial”.

Será que as imagens da câmera fazem jus a uma tela dessas?

 

A câmera dos iPhones XS e XS MAX

O iPhone XS e o XS MAX apresentam um novo sistema de câmera dupla com os sensores da parte traseira reprojetados. Uma das câmeras traseiras tem lente grande angular com abertura f/1.8 e 6 elementos ópticos, montada num sensor de 12 Megapixels com estabilização ótica de imagem (OIS). A outra câmera também tem lente com 6 elementos mas é uma teleobjetiva com zoom óptico de 2x e abertura f/2.4, acoplada também a um sensor de 12 Megapixels e OIS.

iPhones XS e XS MAX
Câmera dupla traseira dos iPhones XS e XS MAX

O Flash é do tipo True Tone e o vídeo pode ser gravado em 4K a 60 quadros por segundo.

Já a câmera frontal usada para selfies tem um sistema multisensor com um projetor de pontos para reconhecimento facial e sensor infravermelho e uma câmera principal com sensor colorido de 7 Megapixels e abertura f/2.2.

 

 

E a qualidade de imagem?

Bem, a Apple sempre apostou tudo na qualidade de imagem de seus iPhones, mas isso não quer dizer exatamente que essa qualidade seja a mesma que um fotógrafo profissional considere boa.

iPhones XS e XS MAX
Exemplo de imagem obtida pelo novo iPhone divulgada pela Apple

Na realidade o iPhone é pensado em termos de como seus usuários, leigos em geral, percebem as imagens produzidas. Talvez seja por isso que a empresa invista mais no desenvolvimentos de técnicas de fotografia computacional do que de hardware óptico.

Isso significa dizer que os novos iPhones XS e XS MAX contam com o novo processador A12 Bionic. Esse novo chip faz  o processamento dos sinais de imagem ao mesmo tempo em que a foto é tirada, e combina essa função com a de um mecanismo neural. Cada imagem chega a passar por 1 trilhão de operações lógicas para ser processada.

 

Novas funções fotográficas

É com esse processador que a Apple pode oferecer a função Smart HDR, um sistema no qual o iPhone captura 4 fotos sequenciais, imagens intermediárias com diferentes exposições e uma longa exposição para obter detalhes de sombras. O telefone analisa todas as fotos, seleciona as melhores partes de cada uma e as combina para criar uma versão ideal daquilo que você está tentando capturar. E tudo isso é feito em instantes!

Outra função interessante é o desfoque de fundo melhorado. A Apple estudou o funcionamento de algumas das câmeras mais sofisticadas do mercado acopladas a lentes “rápidas”, de grande abertura, para entender como funcionava a produção do desfoque de fundo da imagem, o famoso  “bokeh”.

iPhones XS e XS MAX
Funções de desfoque e iluminação no aplicativo de câmeras dos novos iPhones

É bom lembrar que desde os tempos do “Glamour” Hollywoodiano esse efeito de desfoque dá um ar de sofisticação e beleza na captura de retratos. A Apple usou esse estudo para desenvolver uma nova função que oferece um controle deslizante de profundidade, fruto da fotografia computacional.

O ajuste de profundidade de campo da foto é feito depois que a imagem é capturada, sendo que o controle deslizante permite selecionar a simulação de aberturas entre f/1.4 até f/16. O resultado do desfoque é visto na tela em tempo real.

 

Primeiras impressões

O novos iPhones XS e XS MAX parecem centrados na experiência do usuário. Se este sente que a imagem é boa e bonita, ela é boa e bonita.

A empresa não espera que seu usuário seja um “Pixel Peeper”, termo mais ou menos pejorativo que descreve em inglês aquele tipo de fotógrafo que fica fuçando numa imagem para avaliar sua resolução e qualidade.

Talvez seja por isso que não houve mudança na resolução final da imagem, mantendo ainda os 12 Megapixels nas câmeras principais traseiras, nem na câmera de Selfies,

O Google também tem apostado mais na fotografia computacional do que em avanços de hardware mas não podemos esquecer que as empresas Chinesas e a Sony já andam oferecendo smartphones com câmeras com resolução mais alta.

iPhones XS e XS MAX
Você precisa de uma câmera DSLR Fullframe depois de conseguir uma foto dessas com o iPhone XS?

As imagens que a Apple publicou como exemplos de resultados da nova linha de iPhones ainda não são muito reveladoras. Se essa abordagem computacional da fotografia com smartphones vai vingar ainda levaremos algum tempo para saber.

Eu particularmente não fiquei muito entusiasmado com os novos iPhones XS e XS MAX. Sinceramente, apesar de ser um usuário Apple desde os tempos da Carochinha, ando de olho mais na parceria da Leica com a Huawei e até mesmo nas novas câmeras dos smartphones da Sony.

Quem sabe a minha impressão inicial muda quando os aparelhos estiverem no mercado?

 

Preço e disponibilidade

Os iPhones XS e o XS MAX serão vendidos nas versões com 64GB, 256GB e 512GB, a preços iniciais de US$ 999,00 e US$ 1.099,00 dólares respectivamente. A pré-encomenda para o mercado americano começa no dia 14 de setembro com chegada às lojas no dia 21 de setembro.

Para o Brasil ainda não há previsão de preço e venda dos iPhones XS e XS MAX, mas como ocorre em todos os lançamentos do iPhone no país, deveremos receber o aparelho por volta do final de novembro ou início de dezembro.

Até lá você já vai saber se valerá a pena pagar o alto preço pelo qual esses smartphones deverão ser vendidos por aqui, ou você tem dúvidas sobre isso, hehehe?

Veja também o vídeo de Marques Brownlee com as primeiras impressões dos dois novos iPhones.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Um comentário sobre “Conhecendo a câmera dos iPhones XS e XS MAX

Deixe uma resposta