Câmeras

Um site para calcular a equivalência de uma lente

Para muita gente calcular a equivalência de uma lente de câmera fotográfica é uma necessidade. Isso acontece quando usamos uma lente intercambiável feita para sensores Fullframe ou filme 35mm em câmeras com sensor menor, como o APS-C.

Nesses casos o ângulo de visão e distância focal são alterados, fazendo por exemplo com que uma lente grande angular se comporte como uma lente “normal” (por volta de 50mm) e uma teleobjetiva curta se transforme numa tele longa.

E tem mais, quanto menor o sensor da sua câmera maior o “alcance” que a lente vai atingir, digamos assim.

calcular a equivalência de uma lente
Escolher a lente certa para usar em sua câmera é muito importante

Ter ideia de como uma determinada lente está funcionando com uma determinada câmera ajuda muito na hora de escolher qual lente usar para um determinado tipo de fotografia. Nossa, quanta determinação…

Ontem mesmo andei falando disso em outro artigo, e é por isso que se você tiver uma câmera com sensor APS-C, Micro Four Thirds (M4/3), ou Médio Formato, sempre chegará um momento em que você terá que calcular a equivalência da distância focal de uma lente para Fullframe ou 35mm.

E tem mais, isso acontece tanto com lentes fixas como as do tipo Zoom.

Na realidade esse efeito sempre fez com que câmeras com sensores menores fossem atraentes para quem precisa de teleobjetivas mas não pode arcar com o alto custo dos equipamentos de maior alcance. Basta acoplar uma tele objetiva mais barata em uma câmera de sensor “Cropado” (APS-C), como uma Canon 70-300mm, para ter a visão de uma 110-500mm.

 

Calcular a equivalência de uma lente

Se você quer saber como suas lentes se comportam em sua câmera visite o site mmcalc.com, e calcule a equivalência de sua objetiva.

calcular a equivalência de uma lente
Página do site MMCalc.com

O site MMCalc, produzido pelo Fotógrafo e Desenvolvedor Web John Scotto, disponibiliza também um aplicativo MMCalc para Android e para IOS, com a mesma função.

O processo de utilização do site para calcular a equivalência de uma lente, bem como dos aplicativos, é simples:

  • Na página principal selecione o tamanho do sensor (Sensor Size). Existem vários tipos mas provavelmente você vai escolher algo como APS-C (Canon), que é um pouco diferente do APS-C da Nikon, por exemplo, que tem um fator de corte diferente;
calcular a equivalência de uma lente
Inserção dos dados da lente a serem calculados
  • Ao lado entre com a distância focal desejada, em milímetros. Basta digitar, por exemplo, 50 para saber como uma lente do tipo “normal” vai se comportar. No caso de lentes do tipo Zoom faça dois cálculos diferentes, um com o angulo mínimo e outro com o alcance máximo;
  • No último campo você escolhe a abertura máxima da lente. Esse dado é interessante pois dependendo do tamanho do sensor a lente fica menos luminosa. Com esse dado você fica sabendo se o uso de uma lente para 35mm não fica comprometido em cenas com pouca iluminação em uma câmera de sensor menor;
  • Clique em “Calculate 35mm lens equivalent” na barra verde logo abaixo e você vai ficar sabendo qual o real angulo de visão que sua lente terá numa câmera “cropada” (detesto este termo, hehehe).
calcular a equivalência de uma lente
Página de resultado do cálculo

 

Tem muita gente que reclama que a qualidade da imagem produzida por lentes para 35mm em um sensor menor não é lá essas coisas, mas é bom lembrar que foi com o uso desse efeito que a Nikon conseguiu produzir uma câmera como a P1000, com seu alcance “astronômico”.

Eu particularmente gostaria que os fabricantes de lentes e câmeras fossem mais explícitos quando anunciam seus equipamentos, deixando claro qual o angulo de visão real que vamos conseguir com seus produtos, mas quem sou eu para dizer alguma coisa, hehehe.

Deixe uma resposta