celulares e smartphones

Comparando o vídeo do iPhone XS com uma câmera de cinema

Será que o iPhone XS pode substituir uma caríssima câmera digital para cinema? Pois é, essa é uma pergunta que todo mundo que trabalha com vídeo está fazendo atualmente. Hoje em dia existem até mesmo premiações profissionais voltadas para filmes feitos com smartphones, mas a dúvida persiste.

Para resolver um pouco a situação o canal Photos in Color publicou um vídeo com um teste entre um iPhone XS e uma Canon C200 de mais de US$10.000,00 dólares.

O teste é comandado por Ed Gregory, veterano nesse tipo de análise, e segundo ele “Para ser honesto os resultados foram bastante impressionantes e sem aumentar o zoom é difícil dizer qual (equipamento) é o melhor. (A análise) seria muito semelhante entre um iPhone XS e a RED Cinema Camera ou entre o iPhone XS e uma câmera Arri Alexa”.

iPhone XS
Still do vídeo com Ed Gregory

O iPhone XS ganha mesmo?

Gregory descobre alguns problemas no vídeo do iPhone além de vantagens no equipamento profissional, mas tudo é relativo:

  • A Canon C200 produz um vídeo em formato RAW mais difuso, mas que detém mais informação de cor;
  • O vídeo produzido pelo iPhone, ao ser ampliado, mostra que um rosto chega a perder todos os seus detalhes, como se fosse uma imagem gráfica;
  • O iPhone XS tem uma capacidade incrível de captar detalhes e cores mesmo com o sol por trás da cena, a contra luz, o que é muito bom;
  • O “estouro de brancos” do iPhone XS pode incomodar.

 

iPhone XS

    • Still do vídeo comparando iPhone Xs e Cinema Camera

Eu recomendo que você veja o vídeo de apenas 6:00 minutos e faça sua própria avaliação. Ed Gregory recomenda também que a gente veja o vídeo em 4K e com a tela no maior brilho possível. Eu não consegui fazer isso porquê meu monitor está ajustado (e eu não vou mexer nisso, dá muito trabalho). Além disso minha banda pode até ser larga, mas o WiFi anda péssimo, hehehe.

Boa sorte!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

 

 

Deixe uma resposta