iPhone 13 Pro tem módulo de câmera maior
O site iFixit acabou de desmontar um iPhone 13 Pro e descobriu que ele tem o módulo de câmera maior que o do modelo anterior dessa linha de smartphones da Apple.
O que foi descoberto é que o conjunto de câmeras traseiras é muito diferente do apresentado pelo iPhone Pro 12. As especificações do modelo 13 Pro dizem que o sistema de câmera tripla de 12 Megapixels é composto por câmeras ultra grande angular (f/1.8), grande angular (f/1.5) e uma teleobjetiva de 3x (f/2.8), além de um módulo LiDAR. Isso por si só já seria interessante. Mas um detalhe chamou a atenção da equipe do site iFixit: o módulo de câmera é muito maior do que o do modelo anterior. O que isso significaria?
Bom, uma das coisas que foram descobertas é que a Apple adicionou estabilização de imagem em todas as três câmeras do iPhone 13 Pro, em comparação a apenas uma no 12 Pro Max anterior. Isso por si só já melhora em muito as imagens tiradas a partir dessa configuração, principalmente com baixa iluminação ou com a câmera em movimento. É bom lembrar que os smartphones da Apple também utilizam o conceito de fotografia computacional para melhorar imagens nessas situações. Então provavelmente veremos uma aumento de qualidade significativo em fotos obtidas assim.
Além do módulo de câmera maior
Outro detalhe interessante: o site GSMArena está divulgando que os sensores de câmera da série 13 Pro são completamente diferentes dos encontrados no 12 Pro Max. E uma fonte chinesa afirma que todos os três novos modelos vem equipados com o sensor Sony IMX série 7. A câmera principal “seria” equipada com o sensor Sony IMX703. Já a grande angular teria o sensor Sony IMX772 e a telefoto viria com o Sony IMX713. Esses são novos sensores desenvolvidos pela Sony, e que substituem a série 6 que equipava a linha anterior do iPhone além de outros smartphones.
Não se sabe muito ainda sobre esses novos sensores, mas eles devem provavelmente ser um avanço em termos de ruído de imagem e sensibilidade, como sempre.
Bom, de qualquer maneira é bom lembrar que, pelo preço (principalmente no Brasil) os smartphones da Apple precisam mostrar a que vieram. E apresentar câmeras de alta qualidade que substituiriam a necessidade do usuário carregar uma câmera fotográfica tradicional a tiracolo no dia a dia. Esse é sem dúvida um dos alvos da empresa.
Um smartphone de peso
E a Apple divulga também que existem sete atualizações importantes no iPhone 13 Pro em relação ao modelo anterior. Dentre elas o iPhone 13 Pro apresenta um chip A15 Bionic com uma nova GPU de 5 núcleos e CPU de 6 núcleos, bem como um Motor Neural de 16 núcleos. Também possui 6 GB de RAM, sendo apresentado em modelos de 128 GB até 1 TB de armazenamento. Também oferece suporte para Sub-6 GHz (e mmWave nos modelos dos EUA), 4×4 MIMO LTE, 2×2 MIMO 802.11ax Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0 Ultra Wideband e NFC.
A tela do iPhone 13 Pro é do tipo Super Retina XDR OLED de 6,1 polegadas (2532 x 1170 pixels) e ProMotion, com atualização inteligente de até 120 Hz. O carregamento sem fio é de 15 W e tem certificação IP68 (resistência à água por 30 minutos a 1,5 metro de profundidade).
Ou seja, é um smartphone para durar um bom tempo no mercado e na sua mão, acho…
Quanto à qualidade de imagem conseguida com esse novo módulo de câmera descoberto pelo iFixit, vamos esperar para ver a opinião do público consumidor e dos fotógrafos.