Câmeras

Comparando as Canon EOS R3 e EOS R5

Apesar das câmeras Canon EOS R3 e EOS R5 fazerem parte da mesma série de equipamentos mirrorless, elas são muito diferentes. Tudo vai depender do uso que você pretende ter dessas câmeras.

Para nos ajudar um pouco a entender essa questão o site Dpreview publicou uma comparação ponto a ponto entre as EOS R3 e EOS R5. Então que tal fazer um resumo, em português, das descobertas feitas pela equipe do site?

Sensores

Pois é, parece que a maior diferença entre essas duas câmeras está no tipo de sensor utilizado. A EOS R5 usa um sensor CMOS iluminado pela parte da frente. Tem um desempenho muito bom, tanto em termos de qualidade de imagem como de velocidade. Mas quando usamos o obturador eletrônico o sensor vai para o modo de 12 bits levando então cerca de 1/60 de segundo para fazer a varredura de toda a área do sensor.

Já a Canon EOS R3 tem um sensor muito mais avançado, do tipo Stacked CMOS, o que permite uma leitura muito mais rápida da área de captação de imagem. Isso significa que a câmera pode sincronizar flashes até 1/180 seg. Portanto no modo de obturador eletrônico é muito menos provável que você veja qualquer efeito “rolling shutter” (veja aqui a matéria que fiz a respeito disso). Para você ter ideia, a maioria dos obturadores mecânicos leva cerca de 1/250 segundos para fazer a mesma varredura do sensor, então a diferença não é tão grande assim.

Resumindo, dá para usar o obturador eletrônico da Canon EOS R3 em quase qualquer situação fotográfica.

Canon EOS R5 e R3

Velocidade de Disparo

A leitura super rápida do sensor da EOS R3 possibilita que o obturador eletrônico possa ser usado para fotografar objetos em movimento sem grandes problemas. Até mesmo utilizando 30 quadros por segundo de velocidade de disparo. Já a R5 precisaria mudar para o modo de obturador mecânico a 12 fps (quadros por segundo), para fotografar o mesmo assunto. Apesar dela poder ir até 20 fps, o resultado pode apresentar o efeito “rolling shutter”. Aí, segundo a equipe da Dpreview, a escolha sobre qual câmera usar depende mais da sua tolerância a esse efeito (defeito?)…

Resolução

Neste caso, a escolha depende mais das suas necessidades como fotógrafo. A EOS R3 tem sensor de 24 Megapixels, o que não vai ser comparável ao sensor de 45 Megapixels da EOS R5 em situações em que a captura de detalhes é crítica. No entanto parece que a EOS R5 tem apresentado manchas em detalhes por causa da redução de ruído que ocorre nas sombras ao gravar arquivos Raw em ISO baixo. Mistérios…

Canon EOS R5

Vídeo

O sensor de maior resolução da EOS R5 também oferece uma vantagem em termos de vídeo: grava imagens de 8K em até 30p. Já a EOS R3 de 24 Megapixels simplesmente não tem pixels suficientes para fazer a mesma coisa.

No entanto a EOS R3 filma até 4K a 60 fps usando toda a largura de 6K de seu sensor (no modo DCI). Assim, você pode obter imagens 4K com oversampling de 1,5x em até 60p, o que o R5 não pode fazer. A R3 também possui conectores em sua sapata que permitem a conexão de um adaptador de microfone XLR externo. Aliado ao fato de que sua bateria é maior e que a câmera tem um limite termal mais eficiente torna a Canon EOS R3 provavelmente uma melhor ferramenta para vídeo.

Visor e tela traseira

A EOS R3 tem o painel LCD com mais resolução: 4,15M pontos com 1440 x 960 pixels, contra 1024 x 680 pixels e 2,1M de pontos da EOS R5. Quanto aos visores, eles tem a mesma configuração. Mas a EOS R3 tem um “Modo de simulação de visor óptico”, que explora o amplo alcance dinâmico da tela do visor para fornecer uma imagem mais realista da cena fotografada. Será?

Canon EOS R5 e R3 foco

Performance de Auto Foco

Não é de se espantar que a Canon EOS R3 tenha um sistema de foco automático mais sofisticado. Isso acontece em parte porque ela é uma câmera mais recente, mas também porque foi projetada para um público que fotografa cenas de ação, como esportes e fotojornalismo.

A EOS R5 e a R3 tem funções de foco muito parecidas. No entanto a equipe da Dpreview acredita que o AF da R3 é um pouco melhor para seguir o alvo do foco. O processamento de foco parece ser também um pouco mais rápido. Seu sensor permite que a R3 atualize seus cálculos de AF 60 vezes por segundo, mais do que na EOS R5.

Eye Control AF

Essa é uma bela discussão: o controle de foco pelo olhar vale a pena? A maior diferença entre a Canon EOS R3 e EOS R5 é a presença de Eye Control AF da R3. O sistema foi projetado para ser um modo intuitivo e rápido de posicionar o ponto de foco automático selecionando um assunto. É perfeito para os assuntos em movimento rápido para os quais a R3 foi projetada. Economizar frações de segundo na seleção de um assunto pode ser a diferença entre fotografar ou não um grande momento.

Já para quem vai usar a maior resolução da Canon EOS R5 para fotografar paisagens ou produtos, isso não faz muita diferença…

Conexões externas

Ambas as câmeras possuem Wi-Fi embutido, o que permite que as imagens sejam transferidas para um smartphone ou computador doméstico. Já a EOS R3 tem um conector multiuso em sua sapata que dá a opção de conectar um smartphone via USB e usar até mesmo redes 5G. Isso é algo muito valioso para fotógrafos conectados. Tem também uma porta Ethernet de verdade embutida em seu corpo, o que permite um download de imagens mais veloz. Novamente é a mesma questão, a EOS R5 não é para apressados.

Canon EOS R series
Para a Canon o futuro da fotografia é Mirrorless

Conclusões

A Dpreview deixa claro que a Canon vê o futuro da fotografia de ponta com câmeras sem espelho. Tanto a EOS R5 quanto a R3 são câmeras muito boas. Na maioria dos casos a decisão entre elas é principalmente uma questão de o que e como você fotografa ou filma.

Uma conclusão interessante é a de que talvez os fotógrafos de casamento ficarão interessados nas duas câmeras ao mesmo tempo. Por exemplo, um conjunto de R5 e R3 permitiria alta resolução para algumas fotos, caso das que serão impressas, e rapidez para outras funcionalidades, como vídeo ou fotos que serão publicadas na internet. No entanto o custo dessa configuração é bastante considerável. Talvez não valha a pena.

Enfim, a Canon EOS R3 é uma câmera mais potente e com melhor desempenho que a EOS R5, mas também é 50% mais cara, no mercado internacional.

Bom, acho que essa matéria da Dpreview tirou várias das minhas dúvidas. O único problema é esperar para ver como o nosso mercado e o dólar vão se comportar daqui para frente. Só assim a gente vai saber onde essas duas câmeras vão se encaixar em nossa realidade.

Deixe uma resposta