Câmeras

Lumix DC-G100, a nova Panasonic para Youtubers

A Panasonic acaba de lançar a câmera Lumix DC-G100, uma mirrorless M43 voltada para Vlogging e Youtubers. Vindo no rastro da Sony com sua recente câmera ZV-1, a Panasonic também desenvolveu rapidamente um equipamento compacto com foco na publicação de vídeos na Internet, coisa que cresceu muito nesses tempos de pandemia.

As principais características da Lumix DC-G100 são as seguintes:

  • Sensor: formato M43 do tipo Digital Live MOS de 20,3 Megapixels;
  • Gravação de Vídeo: UHD 4K 30p, V-Log L pré-instalado;
  • Estabilização de imagem: híbrida de 5 eixos;
  • Áudio: sistema OZO by Nokia com rastreamento de assunto;
  • Tela: sensível ao toque de 3,0″ polegadas e ângulo livre com 1,84 milhão de pontos;
  • Visor: OLED com 3,68 milhões de pontos e 0,73x de magnificação;
  • Interfaces do usuário: para Vlog com modo Selfie vídeo;
  • Conectividade: Bluetooth LE e Wi-Fi
Lumix DC-G100
Vista frontal da nova Panasonic Lumix DC-G100

A Lumix DC-G100 tem praticamente os mesmos aspectos técnicos das câmeras mais avançadas da Panasonic. Como nas Lumix GH5 e G9, o processador de imagem é o famoso Venus Engine e o sensor é o conhecido Micro Four Thirds de 20,3 Megapixels do tipo MOS. Isso por si só já seria garantia da qualidade de imagem da câmera, dizem alguns.

Uma Lumix para Youtubers

Outro fator interessante para Vloggers é a estabilização de imagem híbrida com de 5 eixos no sensor e óptica em algumas lentes selecionadas da Panasonic. No entanto ao filmar em 4k a estabilização usa apenas 4 eixos. O foco automático também foi projetado para ser mais rápido e eficaz no rastreamento de rostos e olhos.

Lumix DC-G100
Lumix DC-G100 sendo usada com o novo grip acessório

E o novo sistema de captação de audio, chamado OZO e projetado pela Nokia, é um avanço e tanto. Ele usa uma matriz de três microfones na parte superior da câmera e um software inteligente que “focaliza”, digamos assim, a captação de som. O sistema de foco automático da câmera rastreia seu rosto e olhos enquanto você está filmando e, em seguida, ajusta o sistema de áudio para garantir que sua voz esteja sempre límpida e clara, evitando o ruído de fundo.

Lumix DC-G100
Lumix DC-G100 e o novo mini-tripé/grip opcional

Como a câmera foi projetada para “vídeo bloggers” existem bons recursos de compartilhamento. Há um botão dedicado na parte superior da câmera para enviar rapidamente vídeos e imagens para um smartphone através do aplicativo Lumix Sync. Existe então a possibilidade de usar ferramentas integradas que facilitam a finalização dos videos em seu próprio dispositivo móvel, sem necessitar de um PC convencional para isso.

Acessórios

Além da Lumix DC-G100, a Panasonic fez um lançamentos adicional, que também será vendido em kit com a câmera. É o mini tripé DMW-SHGR1, um acessório que pode também funcionar como uma alça de mão. Quando conectado à câmera por USB, permite controlar o obturador, a gravação e mesmo o modo de repouso.

Lumix DC-G100
A Lumix DC-G100 é uma câmera mirrorless de lentes intercambiáveis

O kit também incluirá a objetiva Panasonic Lumix G Vario 12-32mm f/3.5-5.6 ASPH, que é equivalente a 24-64mm em 35mm. Uma das reclamações que já apareceram nos comentários iniciais sobre esse kit é que a objetiva não tem power-zoom, ou seja, não tem zoom motorizado, coisa que facilita o uso por quem usa uma única mão para filmar. Mas no geral é uma boa lente, com alta qualidade de imagem.

E o mercado?

A Lumix DC-G100 é mais um lançamento feito sob medida para a situação atual onde as Lives com o uso de vídeo caseiro se popularizaram muito. E de uma hora para outra as pessoas começaram a achar que seus smartphones não davam conta do recado e saíram à busca de opções melhores, mas não tão caras assim. Fico me perguntando quanto tempo a Panasonic (e mesmo a Sony) teve para desenvolver a nova câmera. Normalmente isso é coisa para mais de um ano, muito mais do que esses meses de isolamento social…

Lumix DC-G100
A nova câmera com a tela voltada para frente

Enfim, a Lumix DC-G100 será colocada à venda no mercado internacional no final de Julho e seu preço inicial será de US$ 749,00 no kit com a objetiva Lumix G Vario 12-32mm f/3.5-5.6 ASPH. Já o kit que inclui também a “mini-tripé/grip” DMW-SHGR1 vai custar US$ 799,00, o que para esse tipo de produto é um preço bem competitivo.

Quanto ao Brasil, eu tenho minhas dúvidas sobre a disponibilidade da nova câmera em nosso mercado. Tudo parece estar parado por enquanto e a alta do dólar e a indisponibilidade de transporte de produtos do exterior para cá tem imobilizado as vendas. Ah, sem contar a falta de dinheiro ou de perspectivas no bolso do consumidor…

Mas isso é assunto para outro artigo. Por enquanto, se você quiser conhecer mais da Lumix DC-G100, veja o vídeo que o canal Dpreview publicou sobre a câmera.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta