Software

Glimpse, o novo editor de imagens gratuito

O Glimpse é um novo editor de imagens gratuito focado na facilidade e acessibilidade de uso. Baseado no conhecido GIMP, um software inicialmente só disponível para Linux, o Glimpse veio para resolver muitas reclamações de fotógrafos e criativos.

O problema sempre foi que o tradicional GIMP (contração de GNU Image Manipulation Program) para Linux, Windows e mesmo Mac OS nunca teve uma interface muito amigável.

Além disso, por muito tempo, sua instalação era meio difícil. Eu mesmo confesso que nunca me interessei muito pelo GIMP apesar de saber que ele é um concorrente sério ao próprio Photoshop. Já que também é gratuito tentei usa-lo várias vezes, mas nunca me adaptei.

editor de imagens gratuito
Interface do Glimpse na versão para Linux

Agora o Glimpse veio tentar dar um novo alento aos fotógrafos amadores e profissionais em busca de um software livre para a edição de fotos.

Um editor de imagens gratuito

Segundo o site do projeto “O objetivo do Glimpse Image Editor é “reembalar” o GNU Image Manipulation Program para torná-lo mais atraente para o público em geral e também para adaptar melhor o software para implantações em escolas e locais de trabalho”.

Na prática o Glimpse tem o mecanismo estável e funcional do GIMP com uma interface mais moderna e inteligível para o público criativo. Taí, gostei!

Além disso, ou por causa dessa “herança” mais do que estável, o Glimpse pode ser instalado em sistemas executando desde o Windows 7 até as mais recentes versões do Windows 10 e Linux. Uma versão para Mac OS já está em desenvolvimento também.

editor de imagens gratuito
Site do Glimpse.org

Agora, o mais engraçado dessa história toda é a questão de que a marca do tradicional GIMP seja um problema. O nome do software anda sendo apontado como impedimento para um maior sucesso ao longo desses 20 anos em que ele existe. Como assim?

O nome é tudo…

Parece que a palavra gimp em inglês pode significar “linha de pesca”, o que não seria um problema em si. Mas gimp também é uma gíria, um termo ofensivo para alguém com algum problema físico. Seria como chamar alguém de aleijado ou manco!

Para uma empresa ou escola em tempos de politicamente correto não seria aceitável adotar um software com esse nome.

editor de imagens gratuito
O simpático mascote do GIMP não foi o suficiente…

Ja a palavra Glimpse em inglês significa um vislumbre, algo visto rapidamente. É mais adequado ou poético, digamos assim.

E eu diria o seguinte… Já que é gratuito, porquê você não dá uma “rápida olhada” no Glimpse? Você pode fazer o download para todos os sistemas operacionais no site do Glimpse.org.

Vamos testar, aí a gente vê se já dá para aposentar o Photoshop, hehehe.

Deixe uma resposta