Tutoriais

Digitalizar filmes com a Nikon D850

Digitalizar filmes e slides é um problema na era da fotografia digital. Scanners dedicados para negativos sempre foram muito caros e complexos.

As opções para transferir as imagens do mundo analógico para o digital sempre esbarraram no preço e na questão da qualidade da imagem, e esse muitas vezes é o caso de soluções que utilizam digitalizadores do tipo “flat-bed” ou algumas soluções baseadas em câmeras digitais de baixa qualidade oferecidas por empresas chinesas.

Uma ideia para digitalizar filmes que a Nikon ofereceu pela primeira vez há quase 20 anos é a do adaptador de filmes para serem fotografados por câmeras digitais de alta qualidade.

O Nikon ES-E28 era uma adaptador para ser usado com a câmera Coolpix 990, de apenas 3 Megapixels, mas a empresa não esqueceu essa ideia.

Acessório ES-2 sendo utilizado em uma Nikon D850

Depois de tanto tempo a Nikon lançou um adaptador do mesmo tipo, o Nikon ES-2, projetado para ser usado com o modo de digitalização de negativos presente na festejada Nikon D850.

Segundo a empresa o adaptador foi projetado para ser acoplado a uma lente macro, preferencialmente a Micro NIKKOR AF-S 60mm f/2.8G ED. O adaptador é encaixado na parte frontal da lente e permite manter o filme fixado na distância mínima de foco da objetiva. A ideia é garantir a melhor nitidez possível para a imagem.

Existem vários tipos de suportes para tipos de filmes diferentes assim fica fácil digitalizar todo tipo de formato analógico.

A Nikon diz que o adaptador para digitalizar filmes pode ser usado com qualquer câmera do tipo DSLR mas o foco da empresa é o de que ele seja usado com a D850 por causa do novo modo de Digitalização de Negativos, que reverte automaticamente as cores dos negativos na própria câmera. Você grava no cartão de memória as imagens já finalizadas.

Modo de Digitalização de Negativos da Nikon D850 sendo utilizado

Eu mesmo já me interessei por esse adaptador mas nunca achei muita informação sobre sua utilização. Agora um vídeo de apenas 6:26 minutos publicado pelo canal da BHPhoto mostra como o adaptador funciona.

No vídeo o fotógrafo David Flores ensina como utilizar esse sistema de digitalização de filmes e explica algumas das técnicas que usa para otimizar a qualidade das imagens resultantes.

São coisas simples como gravar as imagens em RAW (negativo digital), usar lentes compactas, iluminar os slides por trás com LEDs ou mesmo usar o Foco Automático para conseguir a melhor nitidez, mas que ajudam muito esse tipo de trabalho.

No Brasil nunca achei esse adaptador de slides para vender, mas no mercado internacional ele custa cerca de US$ 140,00 dólares. Pelo tipo dos resultados obtidos até que é bem barato…

Se você se interessa pela digitalização de negativos e slides esse é um acessório muito interessante.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta