CâmerasNotícias

Laser de remoção de Tatoo queima sensor de câmera

Você sabia que filmar um laser de remoção de Tatoo pode fritar o sensor da sua câmera? Foi isso que aconteceu com Andy Boyd, que teve sua câmera Sony A7S II de cerca de US$ 2.200,00 permanentemente avariada.

O vídeo é impressionante. A cada pulso do laser, aquele brilho forte que dura milisegundos, uma mancha verde surgia na imagem. Era a região do sensor que captou o pulso perdendo a sensibilidade.

Esse mesmo problema já foi relatado com o uso de lasers como efeito de luz em shows e mesmo em uso nos novos automóveis auto guiados. Existe até mesmo a história de uma blogueira tailandês que teve o sensor de sua Leica Q frito enquanto fotografava um desfile de moda onde era usado lasers como parte da iluminação.

remoção de Tatoo
As manchas verdes permanentes são o resultado do pulso de laser da câmera

O laser também é um causador conhecido de problemas na retina humana, e conheço gente que já sofreu com isso.

De qualquer maneira, em sensores digitais parece que o grande vilão é o laser de pulso, como esse usado para remoção de Tatoo ou outros tratamentos de pele. A questão é a frequência da onda de luz do laser utilizado.

O vídeo de Boyd tem apenas 37 segundos mas foi o suficiente para mandar sua câmera para o espaço.

Se você vai filmar algum tipo de trabalho como esse não diga depois que eu não avisei.

Por enquanto tome cuidado com gente sem noção apontado um laser para seu olho ou câmera. Enquanto isso eu tento descobrir um jeito de fazer esse tipo de filmagem em segurança. Que tal?

Deixe uma resposta