Câmeras

Auto Foco: Canon 1D X III vs Sony a9 II

Por acaso a capacidade do foco automático de uma câmera para rastrear assuntos é fundamental para você? Então um vídeo publicado por Jared Polin vai te interessar.

Tanto a câmera mirrorless Sony a9 II quanto a nova Canon 1D X III são perfeitas nesse quesito. O sistema de Foco Automático desses equipamentos foi projetado pensando em quem fotografa esportes e vida selvagem.

Essas são áreas da fotografia em que um descuido no AF significa perder sua “presa”!

EOS-1D X Mark III
Vistas em perspectiva e traseira da Canon EOS-1D X Mark III

Pensando nisso o famoso Polin (conhecido também como Frodo Knows) resolveu comparar as duas câmeras para saber qual tem o melhor rastreamento AF (Auto Foco).

Comparando o Auto Foco

Suas conclusões são muito interessantes. Em primeiro lugar ele percebeu que as diferenças entre as duas câmeras são muito sutis. Isso foi uma surpresa, pois a comparação foi feita entre uma câmera mirrorless e outra DSLR, tecnologias bem distintas.

Sony A9 II
Sony A9 II

Um detalhe interessante é que ambas as câmeras chegam a 20 Fps (quadros por segundo) de disparo máximo com o obturador eletrônico. Mas no obturador mecânico a Canon 1D X Mark III chega até 16 Fps máximos. Já a Sony A9 II chega a “apenas” 10 Fps com esse obturador, o que pode colocá-la em desvantagem na cobertura de esportes fotografados sob luz artificial que produza o efeito de “banding” (faixas) nas imagens.

O vídeo comparando o tracking de AF da Canon 1D X III e da Sony a9 II tem 13:00 minutos de duração. Mesmo que você não seja um fotógrafo profissional pode ser interessante ver como os sistemas de Auto Foco evoluíram. A gente nem precisa mais enxergar, hehehe!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta