Inspire-se

Smithsonian oferece 2,8 milhões de imagens grátis

O Smithsonian Institute lançou o Open Access, um portal com 2,8 milhões de imagens já em domínio público.

O portal contém tanto imagens fotográficas e ilustrações quanto objetos 3D. As coleções disponibilizadas até o momento são formadas por imagens de objetos históricos, pinturas clássicas e algumas das fotografias mais antigas existentes.

Smithsonian
Home Page do Smithsonian Institute com chamada para o novo Portal

Na realidade o Smithsonian Institute é formado por 19 Museus e institutos de pesquisa diferentes. É daí que vem todo esse acervo. Esse não é o primeiro projeto do gênero, mas talvez seja o mais abrangente.

Como as imagens estão em domínio público, podem ser utilizadas em qualquer atividade. Estão todas indicadas como fazendo parte da licença Creative Commons Zero (CC0), ou seja, não tem Direito de Autor nem Direitos Conexos. É possível imprimi-las, edita-las e até mesmo utiliza-las em projetos e produtos comerciais.

A coleção de imagens do Smithsonian Institute continua a ser digitalizada, portanto em breve mais imagens serão adicionadas ao portal.

Smithsonian
Resultado de busca do Open Access mostrando uma câmera antiga

Eu particularmente achei meio difícil navegar pela interface de busca do portal Open Access, mas você pode tentar por si mesmo clicando aqui.

De qualquer maneira é algo importante para quem precisa de imagens históricas para trabalhar ou estudar. Aproveite!

Deixe uma resposta