NotíciasSoftware

Processe arquivos RAW de graça com o RawTherapee

O RawTherapee é um software gratuito para edição de imagens e processamento RAW bastante conhecido.

Agora, na versão 5.8, o RawTherapee vem com uma função chamada “Capture Sharpening” que está sendo considerada revolucionária.

Segundo os desenvolvedores a nova função foi projetada especificamente para reconstruir detalhes perdidos pelo desfoque da lente causado por efeitos de difração.

Até aí tudo bem, eu entendi, mas como o RawTherapee é um software de edição de imagens de código aberto, os desenvolvedores fizeram questão de explicar como isso ocorre.

RawTherapee
Tela do RawTherapee comparando o resultado da nova função de nitidez

RawTherapee e Capture Sharpening

Segundo eles a correção aplicada pela função “Capture Sharpening” acontece logo após o processo de reconstrução da imagem RAW em um espaço linear que não é propenso a halos. A nova função, em combinação com um processamento de nitidez pós-redimensionamento permite resultados detalhados e nítidos. Deu até para entender, mas para a maioria dos usuários o que importa é que as imagens processadas pelo aplicativo ficam agora extremamente nítidas!

Aliás, o software já tinha fama de que seu “sharpenning” (aumento de nitidez) era muito bom. Então só melhorou.

RawTherapee
O retrato processado no RawTherapee mostra sua capacidade de edição profissional

Nem tudo é perfeito…

Uma das desvantagens do RawTherapee em relação a outro software de edição livre, o Darktable, é a de que ele não tem sistema de catalogação de imagens nem ferramentas avançadas de máscara.

De qualquer maneira não custa nada (mesmo) testar o aplicativo. Ele pode ser obtido através do site rawtherapee.com. Está disponível para Windows, Mac Os e Linux.

Alguns leitores tem pedido que eu faça uma matéria sobre esses softwares de edição de imagem livres, mas eu preciso de tempo e paciência para isso. Mesmo assim em breve vou conseguir publicar alguma coisa. Aguardem…

Deixe uma resposta