Tutoriais

5 poses básicas para fotografar casais

Todo fotógrafo precisa dominar algumas poses básicas ao iniciar um trabalho captando retratos de casais ou casamentos. E isso se aplica desde um fotógrafo profissional até mesmo a quem só faz isso usando um smartphone.

Mas porquê isso é tão importante? Bem, para conseguir imagens interessantes e verdadeiras de pessoas que não são modelos profissionais é preciso deixá-las à vontade. Elas precisam ter certeza de que aquele fotógrafo sabe o que está selecionando através de seu olhar, e de que vai extrair delas o melhor possível.

É por isso que saber dirigir uma cena com poses básicas é importante. Você sempre começa com imagens que já tem a sua composição de cena conhecida e ainda passa aos clientes a certeza de que você sabe o que faz.

poses básicas
Still do video da AdoramaTV com imagem finalizada

É por isso que achei um vídeo publicado pelo canal AdoramaTV interessante. Nele aprendemos em 8 minutos com o fotógrafo Pye Jirsa quais são as 5 principais poses para casais que devemos aprender.

5 poses básicas

Segundo Jirsa as poses básicas para a fotografia de casais são as seguintes:

V acima (V-Up): as costas do casal formam um V levando o olhar do observador para cima. Geralmente um dos braços de cada integrante fica por trás de seu corpo. Já a outra mão fica exposta, fazendo gestos ou colocada em um bolso, por exemplo. É o básico do básico.

poses básicas
Pose em V para cima

Pose fechada (Closed pose): o casal fica próximo, abraçado ou não, olhando diretamente um para outro.

poses básicas
Pose fechada

Pose aberta (Open pose): normalmente feita após a pose anterior. O casal de afasta um pouco e fica de frente para a câmera, com as mãos dadas ou mesmo soltas.

poses básicas
Pose aberta

Pose reversa (Reverse pose): o casal parece se dirigir para lados opostos. Um deles fica mais voltado para a câmera enquanto o outro mostra mais s costas.

poses básicas
Pose reversa

Pose sobreposta (Stacked pose): um dos integrantes do casal fica por trás do outro. Os olhares e as mãos podem se entrecruzar para criar um clima romântico.

poses básicas
Pose sobreposta

Dominando as poses básicas

A ideia principal do vídeo é usar essas poses como base de direção de fotografia com pessoas que nunca foram dirigidas, é simples assim. Enquanto elas estão entretidas se posicionando você pode extrair olhares distraídos, afetuosos e até mesmo situações engraçadas (desde que o casal não seja muito sério…).

O vídeo termina com Pye mostrando como dirigir rapidamente uma sessão de fotos com as poses ensinadas e de como a câmera foi configurada.

Outro detalhe interessante, caso você tenha achado as imagens de exemplo muito escuras, é que ele mostra que as fotos devem ser sempre captadas em RAW e pós-processadas (no caso com o preset HDR do LIghtroom) para que fiquem brilhantes e definidas.

Aproveite. Se você dominar essas cinco poses básicas vai poder dirigir qualquer sessão de fotos de casal. Depois é só desenvolver o seu estilo…

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta