Inspire-se

5 razões para usar lentes antigas

Quem tem um câmera DSLR ou mesmo mirrorless já deve ter ouvido falar como é fácil adaptar lentes antigas nesses equipamentos mais novos.

Algumas lentes antigas, fabricadas desde a década de 1980, funcionam até mesmo com foco automático como no caso da Canon. Algumas outras montagens, como a F-Mount da Nikon, sofreram muitas variações. Mesmo assim algumas lentes podem ser usadas com todas as funções em algumas de suas câmeras mais novas.

As câmeras mirrorless mais avançadas, por sua vez, introduziram uma função muito útil para o uso das lentes antigas, de todas as marcas: o “focus peaking” (pico de focalização).

lentes antigas
O uso do Focus Peaking resolve o problema do foco manual

Em primeiro lugar você deve ter um anel adaptador para encaixar a sua lente “vintage” na sua câmera mirrorless. Se você quer saber mais desses adaptadores veja a matéria que fiz a respeito disso aqui.

Depois, através do Focus Peaking, a câmera destaca na tela ou no visor as partes da cena que estão em foco. Dessa maneira você vai girando o anel de foco da lente até acertar as áreas que devem ficar nítidas. Você também pode ampliar a imagem com o toque de um botão, tornando ainda mais fácil ver se o assunto está focalizado.

Vantagens das lentes antigas

Para convencer os fotógrafos mais jovens ou mais renitentes em usar objetivas antigas, o youtuber fotográfico Mark Holtze publicou um vídeo em seu canal.

Anel Adaptador de Lente
Anéis adaptadores de lente podem reviver aquela objetiva antiga e de qualidade

No vídeo de 8 minutos ele desenvolve os seguintes argumentos a favor das lentes vintage:

  • Preço e acessibilidade: as melhores lentes atuais tem alto custo. Já as alternativas mais antigas podem ser tão boas quanto e custarem muito menos;
  • Personalidade: tem gente que acha as lentes modernas meio sem graça ou perfeitas demais, com acabamento neutro e sem estilo. Já as objetivas antigas são bonitas e sempre tem um charme a mais;
  • Qualidade da construção: a maioria das lentes antigas foi feita para durar. Corpos e encaixes em aço são comuns mesmo nas objetivas mais simples;
  • Uso para foto e vídeo: Quem trabalha com vídeo sabe que o foco manual é o mais utilizado. É por isso que os “videomakers” são entusiastas das objetivas vintage e gostam tanto das câmeras mirrorless;
  • Aprendizado: o uso de lentes antigas sem auto foco ou outro tipo de automação pode ser importante no aprendizado de um fotógrafo iniciante, além de baratear o equipamento;

Alguns cuidados

Eu particularmente uso lentes antigas em projetos especiais, de cunho mais artístico ou de lazer. Fotografar com uma lente assim torna o processo mais lento e obriga você a pensar mais, pelo menos para quem não tem uma visão muito boa, hehehe.

lentes fotográficas
Objetivas de 50mm podem ser muito nítidas e luminosas

De qualquer maneira é inegável que algumas lentes 50mm do passado são extremamente nítidas e luminosas. Eu uso algumas lentes Olympus OM com adaptador em câmeras Mirrorless e o resultado sempre foi muito bom. Tenha cuidado apenas com lentes antigas avariadas ou com fungos. As vezes o conserto e a limpeza dessas objetivas fica caro e não vale a pena.

E o resto é só diversão. Aproveite!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta