Câmeras

Conheça a Fujifilm X-T200

A Fujifilm acaba de anunciar a sua nova câmera de entrada, a X-T200. A substituta da X-T100 vem cheia de novidades muito interessantes para quem está querendo conhecer as câmeras mirrorless da empresa.

É bom lembrar que essa câmera faz parte de uma linha da Fujifilm mais leve, com sensor Bayer tradicional (e não com o maravilhoso e polêmico X-Trans) e menor preço. A ideia é oferecer a um usuário mais “comum” a experiência de fotografar com uma câmera Fujifilm.

Fujifilm X-T200
A nova Fujifilm X-T200 é bem elegante

A nova X-T200 está mais leve e mais rápida que sua antecessora. Além disso agora filma em 4k a 30p, tornando-se uma boa opção para quem também gosta de filmar.

Sobre a Fujifilm X-T200

Apesar de manter o design da sua antecessora, a X-T200 vem agora com uma espécie de “grip” que ajuda a pequena câmera a ter melhor empunhadura. Além disso a tela LCD traseira é um pouco maior, tendo agora 3,5″ polegadas e melhor uso do touchscreen. Tudo leva a crer que muitos consumidores deixavam de escolher a antecessora X-T100 lançada em 2018 exatamente pelos problemas causados pelo seu pequeno tamanho. Eu mesmo já pensei nisso e desisti do assunto…

Fujifilm X-T200
Vista traseira da X-T200

Quanto ao sensor, a Fujifilm X-T200 usa o mesmo sensor de 24 Megapixels da X-T100. No entanto a nova câmera usa conexões de cobre ao invés do alumínio do modelo anterior. Isso proporciona, segundo a Fujifilm, leitura de dados de imagem 3,5 vezes mais rápida.

O Auto Foco foi melhorado, contando agora com 140.000 pixel de detecção de fase com cobertura total do sensor. Conta com detecção de olhos avançada e 425 pontos selecionáveis de AF, o que sinceramente chega a ser um exagero numa câmera dessa categoria.

A câmera conta com 20 filtros de simulação de filmes Fujifilm, e o novo e exclusivo “Clarity filter”.

Filmando com a X-T200

Quanto ao vídeo, a captação em 4k a 29.97 e 24p sem “crop” do sensor deve agradar aos usuários um pouco mais exigentes.

Falando nisso, a X-T200 tem um modo HDR tanto para fotos quanto para vídeos, prometendo uma boa melhora da imagem em ambientes com iluminação de alto contraste. E em formato Full-HD a 120p é possível gravar cenas em “super” câmera lenta.

Fujifilm X-T200
O novo modo HDR da X-T200 revela muitos detalhes

Parece que a Fujifilm se preocupou também em convencer o usuário de smartphones avançados que a X-T200 é uma opção melhor para vídeo. A nova função chamada de “Digital Gimbal” (algo como manopla estabilizadora digital) diminui a trepidação da câmera através de novos sensores giroscópicos embutidos no corpo da câmera. Vamos precisar ver o resultado para saber se é bom mesmo.

Mais sobre a nova câmera

Resumindo, as características mais importantes da X-T200 são:

  • Sensor: formato APS-C de 24 Megapixels com filtro de cores Bayer e velocidades de leitura mais rápidas;
  • Sensibilidade ISO: de ISO 200 a 12800 expansível para 100 a 51200;
  • Sistema AF: híbrido com 425 pontos de detecção de fase;
  • Design: tipo SLR compacto com nova ergonomia e corpo mais leve;
  • Tela traseira: LCD de 3,5″ polegadas totalmente articulado, com 2,76 milhões de pontos;
  • Visor: EFV OLED de 2,36 milhões de pontos com ampliação de 0,62 vezes;
  • Velocidade de disparo: 1/4000 segundos no obturador mecânico e 1/32000 segundos no eletrônico;
  • Disparo contínuo: máximo de 8 quadros por segundo;
    Filtros de simulação de filme: 11 tipos (PROVIA/STANDARD, Velvia/VIVID, ASTIA/SOFT, CLASSIC CHROME, PRO Neg Hi, PRO Neg. Std, MONOCHROME, MONOCHROME+Ye FILTER, MONOCHROME+R FILTER, MONOCHROME+G FILTER, SEPIA);
  • Filtros de cor: Toy camera, Miniature, Pop color, High-key, Low-key, Dynamic tone, Fish-eye, Soft focus, Cross screen, Partial color (Red/Orange/Yellow/Green/Blue/Purple), Fog remove, HDR Art e Clarity filter;
  • Vídeo: 4K a 29.97 e 24p sem corte do sensor, Full-HD a 120p e super slow motion com nova opção de estabilização eletrônica;
  • Entradas: de microfone convencional e fone de ouvido através de USB-C;
  • Conectividade: WiFi e Bluetooth;
  • USB: Tipo C;
  • Armazenamento: cartão SD/SDHC/SDXC (UHS);
  • Bateria: NP-W126S com autonomia para 270 fotos (450 em modo econômico) ou 55 minutos de vídeo em 4k;
  • Peso: 370g;
  • Dimensões: 121 x 84 x 55 mm;
Fujifilm X-T200
X-T200 em uso com a tela traseira

Preço e mercado

E para terminar, a nova Fujifilm X-T200 estará à venda no mercado internacional no final de fevereiro. Seu preço será de cerca de US$ 700,00 dólares apenas o corpo ou US$ 800,00 no kit com a lente XC 15-45mm F3.5-5.6 OIS PZ.

Fujifilm X-T200
Fujifilm X-T200 com lente do kit

Para falar a verdade eu não me lembro se a Fujifilm Brasil trouxe oficialmente o modelo anterior X-T100 para nosso mercado. É por isso que fico na dúvida se a X-T200 será lançada por aqui. Seria uma boa opção para fotógrafos que não tem como investir numa X-T3 ou mesmo numa Fujifilm X-T30.

De qualquer maneira é preciso esperar para ver as primeiras impressões sobre a nova câmera. Por falar nisso o TheCameraStoreTV já publicou um vídeo de 12 minutos sobre a câmera que você pode ver aqui. Aproveite!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Conheça a Fujifilm X-T200

Deixe uma resposta