Câmeras

Fujifilm confirma problema no visor da X-Pro3

O rumor de que vários usuários da Fujifilm X-Pro3 estavam com um problema no visor eletrônico da câmera foi confirmado. A própria Fujifilm admitiu que o defeito existe, mas sem dizer exatamente porquê ele ocorre.

Na realidade a empresa está “apenas aconselhando os clientes afetados a entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente para obter ajuda”, segundo o site Dpreview.com.

X-Pro3
A Fujifilm X-Pro3 é a mais nova Rangefinder da Fujifilm

Ainda segundo o site a empresa japonesa deixou claro em resposta dada por por email que eles estão cientes do “fenômeno que afeta o visor em uma porcentagem muito pequena de unidades X-Pro3”. Humm…

problema no visor
Imagem de um visor da X-Pro3 com o problema

Mas a história parece ser um pouco mais complexa. Segundo o site Petapixel.com, vários usuários da câmera Fujifilm X-Pro3 reclamaram nas últimas semanas que os EVFs (visor eletrônico) de suas câmeras começaram do nada a mostrar uma visualização superexposta, totalmente esbranquiçada, tornando impossível fotografar usando esse recurso. Já na tela de LCD traseira não ocorreu o problema, as imagens captadas continuavam corretamente expostas.

problema no visor
Até mesmo a tela de funções aparece clara numa X-Pro3 com defeito

Mais sobre o problema no visor

Tudo leva a crer que o problema no visor desse novo lançamento da Fujifilm seja de hardware. Isso algumas vezes é comum em câmeras récem lançadas no mercado. Muitos consumidores do tipo “early adopter”, aquele tipo que precisa comprar todas as novidades, reclamam de passar por algum defeito inicial de fabricação ou programação.

Mesmo assim o caso da Fujifilm X-Pro3 é muito preocupante. Além de cara (para os meus padrões, hehehe) ela é uma câmera voltada para o usuário que fotografa pelo visor, e que quer uma experiência próxima de como era fotografar como uma câmera do tipo rangefinder. O problema no visor da câmera, portanto, acontece exatamente onde menos poderia acontecer!

problema no visor
A imagem aparece correta no LCD traseiro da câmera

Bem, aqui no Brasil que eu saiba os usuários da Fujifilm X-Pro3 são poucos e felizmente existe uma presença oficial da empresa. Talvez, em caso de problemas, a Fujifilm faça o que tem feito no exterior: a troca do equipamento ou a devolução do dinheiro.

Vamos esperar para ver…

Deixe uma resposta