ExclusivoInspire-se

Fotografando em Preto e Branco com seu smartphone

Fotografar em Preto e Branco com seu smartphone pode ser uma opção para um daqueles dias nublados, chuvosos e frios que insistem em assombrar o verão Paulistano.

Pois é, tem muita gente que reclama da falta de graça que as fotos coloridas obtidas por celulares tem em dias sem muita luz, contraste e cor. Eu iria mais longe: em dias chuvosos e enevoados só a técnica e um bom conhecimento estético salvam uma foto colorida, hehehe. E não importa muito se a sua câmera é uma maravilhosa Full Frame profissional ou um celular baratinho, é o fotógrafo que faz a foto.

Preto e Branco com seu smartphone
Uma típica imagem de inverno da Av. Paulista em pleno verão – Ricardo Hage, 2020

Mas existe uma dica que pode fazer você se surpreender com o resultado de suas fotos “invernais”: fotografe em preto e branco!

Geralmente eu fotografo a cores mesmo e depois utilizo um software para simular o efeito de filmes monocromáticos em minhas imagens, mas descobri que essa muitas vezes não é a melhor solução. E olha que eu até já escrevi um artigo sobre o porquê fotografar em Preto e Branco

Foi pensando nisso que durante o último fim de semana onde uma onda de inverno atingiu São Paulo em pleno verão, usei meu smartphone no modo monocromático. A experiência rendeu imagens surpreendentes.

Preto e Branco com seu smartphone
O contraste e a nitidez de alta qualidade ficam evidentes nessa foto do MASP – Ricardo Hage, 2020

O Preto e Branco com seu smartphone

Como já andei dizendo por aqui, gosto de registrar imagens quando estou dentro de algum veículo em movimento. Isso exige bastante iluminação e as vezes um equipamento fotográfico sofisticado, com grande sensibilidade à luz, velocidade de disparo e estabilização de imagem.

Preto e Branco com seu smartphone
Uma cena movimentada ficou nítida, apesar de escura – Ricardo Hage, 2020

A maioria das vezes consigo imagens borradas, das quais nada se aproveita. As vezes os borrões coloridos criam imagens “semi-abstratas” que me satisfazem como expressão artística. E poucas vezes consigo uma imagem nítida e icônica, daquelas que deveriam ganhar um prêmio, hehehe.

Preto e Branco com seu smartphone
Nada como uma selfie da selfie em Preto e Branco – Ricardo Hage, 2020

Mas dessa vez me surpreendi com o resultado das imagens de meu Huawei P30 Pro em preto e branco. Em primeiro lugar, consegui mais imagens nítidas e interessantes. Os tons de cinza me ajudaram a compreender melhor o conjunto das imagens, os personagens e as situações. Não existiam cores para me ajudar ou atrapalhar a entender as fotos.

Preto e Branco com seu smartphone
A fachada perdeu a cor mas ganhou em dramaticidade – Ricardo Hage, 2020

Além disso talvez exista alguma vantagem nesse tipo de captação de imagem pois na prática o sensor sente apenas imagens monocromáticas separadas pela frequência de cor através de filtros. É um processador que elabora a cor de uma foto digital através desses dados. Essa é uma das explicações do porquê fotos digitais tem espectros de cor diferentes dependendo do fabricante da câmera.

Preto e Branco com seu smartphone
A surpresa surge das janelas abertas do carro mostrando o cachorrinho e o portão do cemitério ao fundo – Ricardo Hage, 2020

Vantagens e desvantagens

Seja lá como for, gostei muito da experiência. É uma pena que o modo de fotografia em Preto e Branco do meu Huawei P30 Pro não permite gravar ao mesmo tempo arquivos RAW. O resultado sai sempre apenas em JPG.

Preto e Branco com seu smartphone
Quanto mais longe os objetos, mais nítidos os detalhes – Ricardo Hage, 2020

A vantagem do RAW é que ele carrega também a informação de cor obtida pelo sensor e dessa maneira eu poderia comparar os dois resultados. É claro que eu poderia sempre fotografar a mesma imagem alternando os modos monocromáticos e PRO (que grava em RAW). Mas para o tipo de fotografia que eu faço, cheio de instantâneos, erros e acertos, não dá para ficar mudando os modos rapidamente. Eu ia perder todas as cenas…

Preto e Branco com seu smartphone
O que seria um borrão torna-se uma imagem cheia de recursos estéticos – Ricardo Hage, 2020

No geral essa experiência produziu imagens mais escuras do que eu normalmente procuro. Eu poderia até ter tentado fazer algum tipo de edição de imagem aqui, mas resolvi que o interessante seria usar as fotos como elas saíram do smartphone. A única coisa que fiz foi fazer alguns recortes em três das imagens para melhorar um pouco a composição. Mas foi bem pouca coisa, hehehe.

Enfim, se você enfrentar dias nublados, chuvosos e muitas vezes desinteressantes, tente fotografar em Preto e Branco com seu smartphone.

Neste tipo de imagem existe um mundo todo a descobrir.

E se você gosta de fotografia em Preto e Branco, veja aqui o que já escrevi à respeito do assunto.

2 thoughts on “Fotografando em Preto e Branco com seu smartphone

  • Luiz Almeida

    Parabens pelo texto ,indiscutivelnente percebe-se que voce tem um profundo conhecimento sobre a arte da fotografia ,grande capacidade didáticada,tem uma grande sensibilidade artística e é um grande profissional.
    Parabens!!

    Resposta
    • Nossa, obrigado pelo super elogio, ganhei o dia. Continue a acompanhar o blog, abçs!

      Resposta

Deixe uma resposta