Inspire-se

Por quê essa imagem se tornou viral?

Os incêndios do início do ano na Australia foram marcados por uma imagem que se tornou viral.

Era a foto de um canguru pulando na frente de uma casa em chamas. O fotojornalista Matthew Abbott obteve essa imagem na pequena cidade de Lake Conjola, situada na costa sul de Nova Gales do Sul, na Austrália.

A foto se tornou viral instantaneamente, praticamente sem a atribuição de sua autoria. Agora, em um artigo para o site Petapixel, um artigo de Allen Murabayashi mostrou quais são os atributos que transformaram essa imagem em um símbolo da catástrofe Australiana.

Uma imagem viral

Segundo ele as seguintes condições estão presentes na foto de Abbot:

  • A presença de um canguru torna a local imediatamente reconhecível.
  • O animal está no meio de um salto, ou seja, no ponto culminante de uma ação, o que dá dinamismo à imagem.
  • As chamas e a dimensão da fuligem vermelha deixam claro que a conflagração é muito maior, apesar de apenas um edifício ser visível.
  • O chão em chamas no canto inferior direito do quadro deixa claro que não há linhas de contenção.
  • A caixa de correio nos dá o contexto de um subúrbio ou pequena cidade.
  • A proximidade do fotógrafo com a cena chega a dar uma sensação de mergulho nas chamas para o espectador. Quase podemos sentir esse calor.
  • A justaposição de um animal selvagem que foge de um incêndio maciço em um cenário urbano é uma metáfora perfeita para a invasão do homem na natureza e as mudanças climáticas induzidas pela sua atuação, coisa que amplificaria a possibilidade de incêndios.
viral
Essa imagem de Matthew Abbott era perfeita para se tornar icônica e viral

Eu percebi que essas características colocadas por Murabayashi são todas de ordem compositiva e conceitual. Apesar da foto do incêndio ser uma imagem eminentemente técnica (pois não é fácil captar detalhes em sombras de imagens praticamente monocromáticas como essa), percebe-se um olhar artístico aplicado mesmo num momento de crise (e risco de morte!). E a gente percebe isso intuitivamente…

Pense nisso. Talvez sua próxima imagem possa se tornar viral. Só espero que você não tenha que se arriscar tanto. Boa sorte.

E se você quer saber mais sobre Fotojornalismo, veja aqui o que já publiquei a respeito.

Deixe uma resposta