Notícias

Veja como o Instagram destrói suas fotos

Muita gente fica preocupada com a possibilidade do algoritmo de compressão de imagem do Instagram deteriorar uma foto. Esse tipo de dúvida existe há muito tempo, e esteve centrada mais na compressão de dados que arquivos como o JPG sofre.

Agora, com as mídias sociais, a preocupação mudou de foco, pois esses serviços também aplicam seus próprios métodos de compressão. E o que será que se perde com isso?

O fotógrafo Janick Entremont resolveu colocar isso à prova. Ele tirou uma selfie, publicou no Instagram, e logo em seguida fez o download da imagem. Depois repetiu esse processo mais de 300 vezes para testar o que os algoritmos de compressão do Instagram fariam sucessivamente com a sua imagem.

Instagram
Na metade do experimento já não é possível ver os olhos de Entremont

O resultado é assustador! Depois de 340 uploads e downloads não sobra nada da imagem inicial.

Janick Entremont publicou seu projeto com o nome de “@facetinction – Um retrato (con)temporário”. Ele comentou também que esse tipo de transformação na imagem pode impactar até mesmo serviços de reconhecimento de rostos que se baseiam nas mídias sociais, que deixariam de ser confiáveis.

Instagram
Depois de 340 uploads e downloads não sobrou nada da selfie de Janick Entremont

Na realidade o projeto de Entremont é importante para mudar a ideia de que serviços como o Instagram são locais seguros para armazenar nossas memórias.

Eu mesmo já publiquei alguns artigos sobre o assunto. No final das contas o melhor é ter suas imagens seguras em serviços de backup ou mesmo impressas. Pelo menos no papel fotográfico convencional (químico) sabemos quanto nossas imagens podem durar…

Deixe uma resposta