Tutoriais

5 dicas para Street Photography

A Fotografia Urbana, mais conhecida como Street Photography (ou Fotografia de Rua) é algo que atrai muita gente. No entanto eu mesmo já fiquei frustrado com algumas experiências que tive quando comecei a fotografar durante minhas andanças pelas ruas.

É por isso que o Youtuber Jason Vong resolveu entrevistar e acompanhar as experiências do “Street Photographer profissional” Kenneth Hines Jr. Achei engraçado que ele se auto intitula um fotógrafo multidisciplinar. Eu sou mais do tipo Interdisciplinar, hehehe. Ou talvez até Transdisciplinar!

Voltando ao assunto, as dicas são bem interessantes…

Street Photography
Bastidores da entrevista com o fotógrafo Kenneth Hines Jr

Dicas para Street Photography

1 – Usar Lentes Fixas (Prime): são aquelas lentes que não tem zoom. e que forçam você a se mover na cena de maneira a entender melhor a foto. Além disso a qualidade da imagem é sempre superior com uma lente dessas. (0:39 minutos no vídeo)

2 – Usar o Modo de Prioridade de Abertura: é um modo onde o controle de abertura do diafragma da lente controla todos os outros aspectos da câmera. Permite tanto que você produza um desfoque de fundo bonito em cenas bem iluminadas quanto captar o máximo de luz em uma cena noturna, por exemplo. (2:46 no vídeo)

4 – Procurar pelo que cerca a cena: procurar por aquelas coisas que passam despercebidas pelas pessoas. Analise o que as pessoas estão fazendo, o que os reflexos nas janelas e vitrines estão mostrando e procure por aquilo que ninguém mais iria olhar. (4:47 minutos no vídeo)

Street Photography
Still do vídeo com exemplo de fotografia urbana

4 – Não seja perfeccionista: nitidez não é tudo na fotografia urbana. Muitas das regras utilizadas na fotografia profissional de estúdio ou mesmo de paisagem não podem ser exigidas aqui. O momento que você pode estar captando não vai permitir que todas as condições da imagem estejam perfeitas. O que importa é que você esteja confortável com o uso da sua câmera e extraia o melhor possível dela naquele momento. (7:54 minutos no vídeo)

5 – Visualize as possibilidades da foto: quando estiver fotografando faça um exercício e edite mentalmente a imagem que está captando. Assim você já pode prever as possibilidades de obter uma imagem marcante mesmo de uma foto mal composta, tirada com pressa. É para isso que existe o Photoshop. (9:40 minutos no vídeo)

Street Photography
Still do vídeo com outro exemplo de fotografia urbana

Minhas observações

As fotos de Kenneth Hines Jr apresentadas como exemplo no vídeo de 12:00 minutos são lindas. Só por isso já valeria a pena ver a entrevista. Mesmo assim é bom lembrar que o vídeo é patrocinado pela famosa fabricante de lentes Zeiss.

Sendo assim todas as objetivas utilizadas no vídeo são das caras linhas Zeiss Batis, Sonnar e Loxia. Para piorar (ou melhorar) a situação, a câmera utilizada é uma Sony A9 de US$ 3.500,00 dólares. Sentiu água na boca?

Mas não é preciso ficar preocupado. Eu mesmo já faço Fotografia Urbana utilizando essas dicas há muitos anos. Até mesmo com meu smartphone é possível seguir essas diretrizes.

Se você não experimentar não vai saber se essas dicas de Street Photography dão certo para você. O que vale é tentar…

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta