Notícias

Photoshop mal feito ou efeito de iluminação?

Um retoque de Photoshop mal feito é algo tão comum atualmente que uma foto de divulgação do Reality Show inglês The Apprentice está sendo ridicularizada.

Na foto as mãos cruzadas nos braços de dois dos participantes parecem distorcidas por detrás dos braços cruzados. É quase como se tivessem três mãos…

Photoshop mal feito
Foto de divulgação com participante com três mãos…

As Redes Sociais pipocaram de críticas sobre o assunto mas os fotógrafos começaram a se perguntar como é que aquela foto, feita para divulgar um programa importante, poderia ter sido editada de maneira tão desastrada.

A BBC, rede de televisão que produz o show, anunciou oficialmente que as fotos simplesmente mostram uma “estranha ilusão de iluminação” e “um truque da câmera”.

 

Nada como um Photoshop mal feito!

É verdade que existem muitos erros de retoque possíveis com o Photoshop, e até já publiquei um artigo sobre o assunto, mas será que é possível descobrir o que aconteceu?

O site Petapixel resolveu fazer uma pesquisa sobre o que seus leitores achavam do assunto e até o momento cerca de 78% acham que o resultado é fruto de um Photoshop mal feito, enquanto 14% acham que foi um efeito de luz.

Já 8% acham difícil de achar alguma coisa, hehehe…

Photoshop mal feito
Detalhe da foto onde a palma da mão parece mais alongada do que é

O site também lembra o caso da capa feita para um especial sobre humor da revista americana GQ. A revista foi ridicularizada por “Photoshopar” uma perna extra na atriz Reese Whitherspoon, embora pareça que o efeito possa ter sido simplesmente o resultado de uma pose estranha e uma ilusão de iluminação.

Eu particularmente achei que no caso do The Apprentice houve uma ilusão, fazendo com que pensemos que uma das mãos dos atores se dividiu em duas.

Mas quem sou eu para julgar. Vou deixar o veredito para os leitores, e ponto final!

Deixe uma resposta