SoftwareTutoriais

Porquê usar um só catálogo no Adobe Lightroom

Para falar a verdade eu nunca me dei muito bem com o Adobe Lightroom. Das poucas vezes que utilizei esse aplicativo de organização e edição de imagens eu ia criando um catálogo de fotos diferentes para cada assunto que havia acabado de fotografar.

Pois em um recente artigo no site Petapixel.com descobri que essa estratégia estava errada. Talvez por isso eu não tenha me dado bem com o Lightroom.

Segundo o artigo do fotógrafo britânico Andy Dane a maioria dos profissionais não aproveita o “incrível poder organizacional que o Lightroom possui em seu módulo de catálogo”.

Lightroom
Tela do Lightroom

Ainda segundo Dane, “Se você possui vários catálogos, não consigo nem imaginar quanto tempo levará para montar uma apresentações de slides com as suas melhores imagens do ano ou atualizar seu portfólio. E isso considerando que com um único catálogo abrangente e uma estrutura de arquivamento adequada, é incrivelmente fácil!”.

Eu fiquei pensando muito nisso, pois quando chega o final do ano sempre tenho dificuldade em organizar portfólios ou exposições retrospectivas. Então resolvi dar uma resumida nos conselhos que ele dá sobre o sistema de catálogos do Adobe Lightroom. Vamos dar uma olhada?

Entendendo o sistema de catálogos

O catálogo armazena suas edições e todas as alterações feitas em suas imagens, mas o arquivo inicial nunca é alterado. Você pode trabalhar sem medo de perder o original.

Além disso o Lightroom pede que você faça backup do catálogo sempre que sair do programa. Assim você corre menos riscos de perder alguma edição.

O Lightroom pode também organizar imagens em vários HDs ou unidades externas, mesmo com elas desconectadas.

Adobe Lightroom
Adobe Lightroom sendo usado em um iMac

E agora a minha maior dúvida, que preciso testar para ver se é verdade: o tamanho do catálogo não afeta o desempenho do computador. Será, hehehe??

Segundo Dane a própria Adobe diz que o Lightroom foi projetado para utilizar um só catálogo. Então tá!!!

Seja organizado

Segundo Dane, o Lightroom não acompanha nada do que acontece fora de seu ambiente. É por isso que se você começar a copiar ou mover imagens para outros lugares ou unidades o software não poderá saber onde elas estão.

Para que isso não ocorra você pode mover imagens e pastas dentro do próprio módulo da Biblioteca do Lightroom. Além disso pode também renomear as fotos e criar novas pastas. Tudo isso se reflete de maneira real nas suas unidade de disco e assim o Lightroom sempre saberá onde as imagens estão.

Você também pode pensar na estrutura de pastas que vai usar antes de começar a usar o software da Adobe.

Dane dá o seguinte exemplo: Ano>Tipo de filmagem>Sessão

Na prática ficaria assim: 2019>Casamentos>João e Maria

No final das contas é simples e fácil de organizar suas fotos.

Use Classificação e Palavras Chave

Essas são as grandes ferramentas do catálogo do Adobe Lightroom.

É difícil mesmo dizer quais são nossas imagens “5 Estrelas”, mas o fotógrafo fala para usarmos o sistema mesmo que você classifique todas suas imagens como muito boas. Combinado com palavras-chave a classificação permite que você encontre imagens instantaneamente.

Como Dane é um fotógrafo profissional seu sistema de “estrelas” tem o seguinte formato: Mantida, mas não entregue ao cliente; Mantida e entregue ao cliente; Mantida e favorita.

Além disso você pode usar o recurso “Smart Collections”. Com ele você pode pedir que o Lightroom crie, por exemplo, uma lista das suas imagens 5 estrelas de 2019. É rápido e fácil.

Lightroom
recurso People View do Adobe Lightroom

Rejeitando fotos

Na realidade, como uma boa parte dos fotógrafos, Dane simplesmente apaga aquelas imagens que não ficaram muito boas, e pronto.

É por isso que para ele a bandeira (flag) Rejeitar é mais importante que a bandeira Selecionar. Segundo ele, “Eu uso o sistema de estrelas ao invés de usar apenas a bandeira de seleção. Não faz sentido manter arquivos RAW de imagens que nunca verão a luz do dia. Então eu defino o sinalizador de rejeição e a cada dois meses seleciono o ano inteiro. Depois vou no comando Fotos>Excluir fotos rejeitadas.” E assim ele economiza muito espaço em disco. Que medo…

Enfim, se você utiliza o Adobe Lightroom no seu dia a dia, é bom dar uma olhada nessas práticas de organização. E se você não usa, como eu, talvez seja o momento de dar uma chance ao software da Adobe. O duro é sair do conforto do meu “fluxo de trabalho”, hehehe…

Deixe uma resposta