Inspire-se

7 descobertas ao fotografar Paisagens

Eu gosto muito de fotografar paisagens e descobri ao longo do tempo que minha atração principal por esse tipo de assunto é que a paisagem nunca reclama. Sim, a paisagem nunca pede para ver a foto que você acabou de tirar, nem fica achando que não foi retratada no melhor dos seus ângulos.

Pode parecer engraçado mas quem nunca se interessou por fotografar Paisagens não sabe o prazer que é olhar uma foto mal tirada e não ter medo de que seu “modelo” ache que você é um fotógrafo ruim, hehehe.

Claro que tenho muitos outros motivos para fotografar paisagens e foi por isso que o vídeo do fotógrafo Andy Mumford me interessou. Apesar do nome, Mumford vive e trabalha em Lisboa onde ao longo de 10 anos desenvolveu a invejada carreira de fotógrafo profissional de viagens e de paisagens.

Digo invejada pois, quem não gostaria de ser pago para fazer isso? Ah, e tem um detalhe: ele é um “embaixador”da Fujifilm e um “X Photographer”, ou seja, tem o patrocínio da empresa para fotografar com seus equipamentos. Assim até eu, hehehe.

fotografar Paisagens
Still do vídeo com Andy Mumford

 

Como fotografar Paisagens

No vídeo Andy Mumford trata dos seguintes assuntos:

  1. Tripés: utilize os melhores tripés que você puder comprar, pois é um investimento duradouro e que pode ser usado em outros tipos de fotografia, além de garantir imagens nítidas e sem tremores mesmo em exposições demoradas.
  2. Aceite seus erros: sempre é possível aprender com nossos erros mas é preciso aceitar que a maior parte da nossas fotos de paisagens não vai resultar em imagens inesquecíveis, mesmo quando o ambiente coopera para isso;
  3. Pesquise o local e chegue cedo: a dica aqui fala de uma coisa que poucos fazem, planejar uma sessão de fotos. Pesquisa a região da paisagem no Google, chegue cedo e com tempo para se ambientar, cheque a previsão do tempo e explore todas as composições da região antes de fotografar.
  4. Não é preciso a melhor câmera: mesmo que seu equipamento tenha as melhores especificações possíveis e seja o melhor do mercado isso não garante que sua fotografia da paisagem seja também a melhor possível. Os melhores fotógrafos de paisagem sempre fotografaram com câmeras pequenas e leves.
  5. Faça Backups: mantenha suas imagens seguras gravadas de várias maneiras em vários lugares. Cartões de memória e HDs podem apresentar falhas e aí pode ser muito difícil recuperar suas imagens. Aliás, já escrevi uma artigo sobre o assunto, leia aqui.
  6. Saiba porquê você está fotografando: perguntar-se o “porquê” de fotografar uma paisagem pode muitas vezes ensinar “como” fotografar essa paisagem. Ao olhar uma paisagem e escolher uma composição fazer esse tipo de questionamento no dá mais segurança e condições de extrair o melhor da cena.
  7. Fotografe para você: sempre fotografe conforme suas escolhas e preferências pois no final do dia a fotografia de paisagem tem que ter sentido para você. A crítica é importante mas no geral ela fala mais do que os outros fariam na sua situação e do que eles gostariam de ver. Procure o equilíbrio entre seus gostos pessoais e o de seu público, caso ele exista.

Mumford explora bastante cada um desses aspectos, utilizando para isso exemplos e fotografias muito bonitas. O vídeo tem 15:49 minutos e no mínimo pode inspirar você a dar um salto na forma como encara a fotografia de uma paisagem. Aproveite!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta