celulares e smartphones

Google Pixel 4 aposta em IA e câmera dupla

O smartphone Google Pixel 4 acaba de ser lançado e já causa furor. Com apenas duas câmeras traseiras o Pixel 4 depende da Fotografia Computacional para produzir imagens, que segundo o Google, “parecem tiradas em estúdio, mas sem o estúdio”. Será?

Bem, vamos aos fatos! Na realidade tanto o Pixel 4 quanto o Pixel 4 XL recém anunciados são a primeira geração de smartphones do Google equipados com mais de uma câmera. As gerações anteriores já se baseavam em softwares de Inteligência Artificial para conseguir o que alguns consideravam anteriormente as melhores câmeras em smartphones do mercado.

Pixel 4
Interface de câmera do Pixel 4

Com a concorrência, principalmente chinesa, lançando smartphones com muitos outros recursos ficou a dúvida. Quem conseguiria as melhores imagens: smartphones com múltiplas câmeras ou com sistemas de Fotografia Computacional?

Como a batalha ainda não foi vencida, vejamos do que se trata o Google Pixel 4.

As câmeras do Pixel 4

Ambas as versões do novo smartphone possuem uma câmera principal de 12,2 Megapixels com abertura f/1.7, bem luminosa. Outra câmera possui uma teleobjetiva com sensor de 16 Megapixels e abertura f/2.4. Essa câmera parece vir com zoom óptico de 2x, cujo sistema de funcionamento não foi detalhado no lançamento. Além disso existe também uma função de zoom digital de 8x, chamado de “Super Res Zoom”, que o Google alega ser de qualidade quase óptica. E na parte frontal do Pixel 4 a câmera para selfies tem sensor de 8 Megapixels.

Pixel 4
Controle de dupla exposição do Pixel 4

É interessante notar que a câmera dupla traseira tem um design parecido com a câmera tripla do novo iPhone 11 Pro, definida por uma espécie de saliência quadrada na parte posterior do smartphone. Deve ser uma tendência de design.

Quanto à questão da qualidade de imagem, a empresa parece novamente apostar nos retratos e selfies. Usando uma tecnologia que o Google chama de Pixel Neural Core, o smartphone pode renderizar tons de pele e cores com precisão mesmo em ambientes difíceis. Fica mais fácil assim para o usuário obter ótima exposição e foco em situações de pouca luz. Além disso o rastreio de foco de elementos como rostos em movimento fica melhorado.

Foco em retratos

Segundo o Google, o Pixel 4 pode pode distinguir com mais precisão elementos em retratos como cabelos e fundos, aplicando um desfoque de fundo (bokeh) mais sofisticado nas imagens.

Ainda na área dos retratos a função Frequent Faces permite selecionar determinadas pessoas para as quais você deseja otimizar foto. O Pixel 4 então vai tentar captar esses assuntos só quando estiverem sorrindo, sem piscar e com foco preciso, mesmo quando a imagem contiver várias pessoas. Isso eu quero ver, hehehe.

Pixel 4
Exemplo de retrato obtido com o Pixel 4

E para tirar melhores retratos mesmo com luz de fundo forte existe agora uma função de dupla exposição. O usuário pode clarear a exposição dos assuntos ao mesmo tempo que escurece o fundo. Isso resolve a questão de fundos escurecidos ou de retratados apenas em silhueta.

Mas se você gosta de fotografar paisagens, o Google não esqueceu de você. É verdade que a empresa não falou muito desse tipo de interesse fotográfico, mas lançou um novo Modo de Astrofotografia. O Pixel 4 agora pode capturar o céu noturno de maneira sofisticada e exibindo mais cores. A idéia é que você possa fotografar estrelas e até mesmo a Via Láctea com sofisticação de cor e detalhes. Também quero ver…

Outras características

É engraçado que o Google não deu muito destaque às funções de vídeo do novo lançamento. De qualquer maneira o novo smartphone pode filmar em 4K a 30fps (quadros por segundo) e 1080p (Full HD) a 120fps. Se existem novas funções e efeitos ou se as funções de foto podem ser usadas em vídeo, não sei…

O hardware do Pixel 4 tem tela de 5,7 polegadas e bateria de 2800mAh. Já o Pixel 4 XL tem tela de 6,3 polegadas e bateria de 3700mAh.

Ambos os modelos tem 6 GB de RAM, armazenamento interno até 128 GB, processador Qualcomm Snapdragon 855 Octa-core 64-bit de 2.84 GHz + 1.78 GHz, conector USB-C com carregamento rápido de 18 W, e moldura de alumínio na tela Gorilla Glass 5.

Pixel 4
Astrofotografia noturna obtida com o Google Pixel 4

Do ponto de vista do software ambos os modelos incluem um novo Assistente do Google, Gestos rápidos para controlar o smartphone sem o uso de toques e desbloqueio facial.

O Google vai vender versões do smartphone com acabamento em preto, branco e laranja. As pré-vendas no mercado Americano já foram iniciadas por preços entre US$ 799,00 dólares para o Pixel 4 e US$ 899,00 dólares para o Pixel 4XL.

No Brasil, como sempre, parece que os smartphones do Google não serão lançados oficialmente. Mesmo assim tem muita gente que compra o equipamento de importadores alternativos ou adquire o smartphone em viagens. O problema é saber se com o recente bloqueio automático de smartphones não autorizados pela Anatel o Google Pixel 4 vai funcionar por aqui…

Veja aqui o vídeo de apenas 15 segundos que o Google publicou no Youtube sobre o Pixel 4.

Deixe uma resposta