CâmerasNotícias

Olympus publica timeline do aniversário de 100 anos

A fabricante japonesa de equipamentos fotográficos Olympus acabou de comemorar um século de atividades. Como parte das comemorações a empresa publicou um infográfico muito interessante em seu site.

A página, do tipo Linha do Tempo, mostra como a empresa sempre deu importância a seus equipamentos ópticos e médicos. Essa é uma informação interessante porquê para o público em geral a empresa é mais conhecida por sua linha de câmeras digitais, ou mesmo pela sua história com a fotografia.

Olympus
Câmera SLR analógica da linha OM da Olympus

O que podemos dizer disso?

Bem, segundo o site Fstoppers.com em primeiro lugar é preciso notar que a Olympus fabricou apenas microscópios e outros equipamentos médicos por 17 anos, desde seu início em 1919. Só depois, em 1936, lançou sua primeira câmera.

E esse lançamento só ocorreu porquê ninguém estava interessado em comprar lentes sem uma câmera de acompanhamento, coisa que a empresa fazia. Assim, a empresa projetou sua primeira câmera, a Semi-Olympus I.

A Olympus nunca dominou o mercado fotográfico mas muitos devem se lembrar com saudades de sua linha OM de câmeras Reflex analógicas. E também da compacta linha PEN que tinha alguns modelos que duplicavam o número de fotos cortando pela metade o quadro da imagem.

Olympus
Câmera da linha Olympus PEN Digital

No mundo digital a Olympus apareceu de maneira mais forte no mercado de câmeras compactas e no segmento das câmeras Mirrorless com sensor M43. As máquinas da Olympus caíram nas graças principalmente do mercado asiático, interessado em suas pequenas e bonitas câmeras.

O mercado

Na realidade, como a empresa nunca entrou no mercado de câmeras com sensores maiores ficava difícil convencer o público de que suas câmeras de nicho profissionais, como as da linha OM-D, valessem a pena.

Em 2019 a empresa lançou apenas duas câmeras: a resistente Olympus Tough TG-6 e a profissional OM-D E-M1X. Para um centenário é pouca coisa? Não sei…

E-M1X

De qualquer maneira a página que a empresa publicou com seu histórico é bem interessante. Dê uma olha e pense em como o mundo mudou em 100 anos.

E se você quer saber mais sobre o Aniversário de 100 anos da Olympus veja o artigo que publiquei anteriormente.

Deixe uma resposta