Inspire-se

Raposa assustando marmota ganha prêmio fotográfico

O prêmio fotográfico Wildlife Photographer of the Year acaba de anunciar os vencedores de 2019. A foto de uma raposa assustando uma marmota, obtida pelo chinês Yongqing Bao, é o grande ganhadora na principal categoria.

Segundo o fotógrafo, a chamada marmota do Himalaia havia acabado de sair do estado de hibernação do inverno quando foi surpreendida por uma raposa tibetana, mãe de três filhotes famintos para alimentar.

Yongqing conseguiu capturar esse ataque fotografando o poder do predador arreganhando os dentes e o terror da presa. Ele estava na cena porquê é o fotógrafo chefe da Qilian Mountain Nature Conservation Association of China e um reconhecido profissional na área de fotografia da vida selvagem.

O equipamento utilizado para captar a foto era composto de uma câmera Canon EOS-1D X, uma objetiva 800mm f/5.6 e um tripé Manfrotto carbon-fibre com uma cabeça 509HD. A foto foi obtida com a velocidade do obturador de 1/2500 segundos, abertura f/5.6, compensação de +0.67 e/v e ISO 640.

Categoria Jovem Fotógrafo do Ano

Outro ganhador, na categoria Jovem Fotógrafo do Ano, foi Cruz Erdmann, da Nova Zelandia. Ele nasceu e foi criado em Bali, passando muito tempo mergulhando e explorando o leste da Indonésia com sua família.

prêmio fotográfico
Foto submarina de Cruz Erdmann

Ele estava em um mergulho noturno com o pai quando viu um par de lulas de recife na água rasa. Quando viu que uma delas nadou para longe, Cruz rapidamente ajustou as configurações da câmera e do flash. Ele sabia que a oportunidade era boa demais para ser desperdiçada. Foi assim que conseguiu captar quatro quadros antes que a lula também desaparecesse na escuridão do mar. Uma dessas fotos permitiu que ele ganhasse o prêmio.

Para essa foto Cruz estava munido de uma câmera Canon EOS 5D Mark III, uma objetiva 100mm f/2.8 e um flash Ikelite DS161, protegidos por uma caixa Aquatica 5D Mk II Pro. A imagem foi captada com a velocidade de sincronização de 1/125 segundos, abertura me f/29 e ISO 200.

Fotografia e vida selvagem

É interessante ver como os ganhadores, na prática, são profissionais ou amadores de alguma área ligada ao meio ambiente. Não são exatamente fotógrafos que por algum motivo deram de cara com uma situação interessante por acaso, digamos assim.

prêmio fotográfico
Site do prêmio Wildlife Photographer of the Year

Esse tipo de fotografia exige na maior parte das vezes muito planejamento e conhecimento, caso de Yongqing Bao e o ataque da raposa. Ou de preparo para um oportunidade única, caso de Cruz Erdmann e sua foto submarina.

Apesar do uso de equipamentos sofisticados e caros, e da oportunidade que os fotógrafos tiveram de estarem nesses cenários, você não deve ficar desanimado. Quem sabe você não capta uma cena impressionante da vida selvagem em seu próprio quintal, com seu smartphone? O meu bairro está tão cheio de bichos que cheguei à conclusão que estamos voltando aos tempos Jurássicos, hehehe.

E se você quer conhecer os outros ganhadores desse prêmio fotográfico, que é mantido pelo Museu de História Natural de Londres, visite o site oficial do evento. É muito interessante, aproveite!

Deixe uma resposta