Inspire-seSoftware

Conheça o editor de imagens Exposure X5

A Exposure Software acaba de lançar o Exposure X5, seu organizador e editor de imagens. A empresa, anteriormente chamada de Alien Skin, pretende com isso conseguir abocanhar parte dos usuários descontentes com a perfomance e o preço do conhecido Adobe Lightroom.

As principais atualizações feitas neste editor de fotos em relação a versão X4.5 anterior são as seguintes:

Exposure X5
Interface de edição do Exposure X5

Mascaramento de cores 3D: permite controlar onde um ajuste de imagem é aplicado através das características de cor como matiz, saturação e luminância. É possível selecionar áreas de primeiro ou segundo plano, céus, tons de pele ou faixas de cores específicas.

Correção de Aberração Cromática: remove bordas coloridas causadas pela refração de lente. As correções podem ser aplicadas selecionando um perfil especifico para uma determinada objetiva ou manualmente.

Correção de vinheta (vignete): aumenta a luminosidade nas bordas das imagens neutralizando os defeitos de vinheta. É aplicada através de perfis automatizados ou de forma manual.

Perfis de câmera: permitem controlar a renderização de cores em arquivos JPG a partir de dados RAW de uma determinada câmera. Os perfis de câmera criados por calibradores de cor X-Rite ou outros softwares podem ser aplicados automaticamente.

Exposure X5
Imagem editada com efeito especial no Exposure X5

Além disso o software foi atualizado com novas predefinições de cores complementares, predefinições adicionais de simulação de filme em preto e branco, novas opções de inversão de imagem, suporte para imagens TIF e JPG em tons de cinza, além de várias novas opções de idioma na interface do usuário.

Mais sobre o Exposure X5

No entanto é bom lembrar que o Exposure X5 deixa muito a desejar quanto ao suporte aos arquivos RAW de algumas câmeras. Esse é o caso das mirrorless Fullframe Canon EOS R e EOS RP, que já estão há muito tempo no mercado para serem ignoradas pela empresa. Esse também parece ser o caso de algumas câmeras da Panasonic.

Além disso ainda não existe uma função automatizada (e confiável) de importação de bibliotecas de fotos do Lightroom. Para quem investiu muito trabalho editando e organizando fotos no software da Adobe fica difícil sentir vontade de migrar de plataforma.

Exposure X5
Retrato editado com simulador de filmes no Exposure X5

Falando nisso, o Exposure X5 aposta na questão do preço para convencer os consumidores. Apesar de não ser o concorrente mais barato do Adobe Lightroom, ele pode ser interessante.

Um bom concorrente?

A versão completa (Full) do Exposure X5 custa US$ 119,00 dólares, em licença perene, sem necessidade de pagamentos mensais como o Lightroom. Já o preço da atualização para quem tem uma versão anterior do Exposure é de US$ 89,00 dólares. Quanto a quem comprou o anterior Exposure X4 a partir de 1º de agosto último, receberá um upgrade gratuito para a versão X5 em breve. Além disso é possível testar o software em uma versão de avaliação por 30 dias.

Eu particularmente ainda uso o Exposure apenas para aplicar efeitos e filtros de simulação de filmes analógicos. Foi para isso que o software foi inicialmente projetado e ele é muito competente na função. Sinceramente, nem posso dizer se ele é melhor que o Lightroom na organização de arquivos, pois não uso o software da Adobe para isso.

Caso você queira me ajudar a ter uma opinião sobre o assunto, baixe a versão de atualização no site da Exposure e me conte como foi. Boa sorte!

Se você quiser, veja também o vídeo de introdução ao Exposure X5 que a empresa publicou em seu canal.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta