Inspire-seSoftware

Quanta memória RAM é preciso para editar fotos?

Você já deve ter ouvido falar que um PC ou Mac com pouca memória RAM é um problema. Para quem edita fotos com muitos Megapixels isso pode ser uma preocupação maior ainda.

Mas afinal, quanto de memória RAM é preciso ter em um computador para editar fotos de maneira, no mínimo, confortável?

Eu até já escrevi um artigo sobre como escolher um computador para edição de fotos. Mas um vídeo muito interessante do canal Signature Edits mostra o que acontece quando utilizamos o Adobe Lightroom com quantidades diferentes de memória RAM instalada.

Computador iMac
A memória RAM sempre faz a diferença?

Entendendo a memória RAM

Na realidade o vídeo de 5:38 minutos vai mais além. Por exemplo, ele mostra o que a RAM faz, bem como o que “não” faz. Os usuários tendem a pensar que uma maior quantidade desse tipo de memória sempre aumenta a performance de um computador.

A coisa não é bem assim. Um excesso de RAM não ajuda em nada quando seu PC já estiver usando o suficiente para um determinado aplicativo em execução. O resto fica ocioso mesmo.

Memória RAM
Instalar mais memória RAM pode ser fácil, apesar de caro…

Quanto a edição de fotos, o teste tenta verificar o quanto de RAM você precisa para executar o Adobe Lightroom no máximo de seu desempenho. É uma forma da gente poder estimar quanto de investimento neste tipo de memória vale a pena fazer.

E aqui o teste tem um problema, do meu ponto de vista. O PC testado é um Mac! Daqui a pouco vou explicar o porquê…

O teste

No teste com o computador da Apple ocorreu uma grande melhoria quando 16 e 32 GB foram adicionados aos 8GB de RAM originais do sistema.

Com base nas leituras do Monitor de Atividades, um aplicativo nativo da Apple, o Lightroom alcançou seu desempenho máximo com cerca de 20 a 25 GB de RAM. Portanto, não seria necessário gastar mais dinheiro com memória além desse nível.

E quanto ao Mac OS X, o sistema operacional da Apple, o teste mostrou que um upgrade de 8 GB para 40 GB de RAM resultou em um desempenho de 2 a 3 vezes maior na utilização do Lightroom, cerca de 2 vezes na geração de visualizações inteligentes (que podem demorar séculos) e uma pequena melhoria no tempo de exportação de imagens.

Memória RAM
Still do vídeo com tela do Adobe Lightroom e Monitor de Atividade da Apple

Bem, e daí, qual o problema?

O Mac OS X é conhecido por utilizar a memória RAM de uma maneira mais eficiente que o Windows. Isso acontece até mesmo no IOS, o sistema operacional para smartphones da Apple.

Extrapolar esses resultados para quem usa um PC com Windows é meio difícil, nesse caso.

Repercussões…

Vários comentários na Internet chamaram a atenção para isso. Por exemplo, um dos comentários diz que 40GB de RAM não é um bom número, pois neste tipo de memória sempre é necessário usar a mesma quantidade de RAM em cada canal (slot). Assim o valor de 32GB seria mais eficiente que 40GB. O resto não seria utilizado.

PC para trabalhar com fotos
Trocar a memória RAM normalmente não é difícil, mesmo em notebooks

Já outro comentário mostra que o argumento acima pode estar errado, pois é possível executar dois pentes de 8GB de RAM em um canal e dois de 4GB em outro, totalizando 40 GB sem efeitos negativos, desde que a velocidade e frequência dos pentes de memória seja o mesmo.

Parece coisa de maluco? Pois eu vi um outro comentário que põe por terra todos os outros acima: o problema é o Adobe Lightroom!

O software é o problema?

Pois é, a forma como um aplicativo é programado pode fazer com que ele seja mais eficiente ou não. Os programas da Adobe são bem estáveis, mas para manter a compatibilidade de arquivos e funções muitas vezes são atualizados por sobre códigos antigos.

É como se você colocasse o capacitor de fluxo do filme “De Volta para o Futuro” em um Fusca, ao invés de um potente DeLorean, hehehe.

É por isso que alguns fotógrafos preferem usar o software Capture One, que dizem mostrar o resultado das edições instantaneamente e exportar 100 imagens em cerca de 3 minutos! Será?

É verdade que a Adobe lançou algumas novas atualizações de seus produtos para aproveitar melhor as CPUs de PCs com vários núcleos, além de aproveitar placas de vídeo para a acelerar a edição de imagens, mas esse ainda é um avanço inicial.

É bom lembrar também que estamos no Brasil e que um PC (e mais ainda um Mac) de ponta custa uma fábula. Então que tal ir levando a coisa com calma e atualizar seu velho PCzinho de guerra aos poucos?

Veja a matéria que escrevi sobre esse assunto aqui.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta