Inspire-se

Um laboratório fotográfico na sua mesa da sala

Você sabia que é possível ter um laboratório fotográfico em casa que funciona numa máquina pequena e totalmente automática? Eu já havia visto alguns protótipos chineses desse tipo de equipamento mas eles nunca me convenceram.

Agora um projeto de doutorado alemão resultou no Filmomat, um revelador de filmes totalmente automático e que cabe em cima da cômoda da sala! Mas eu já vou avisando, é um equipamento bem caro para nossos padrões…

laboratório fotográfico
A mão segurando o recipiente dá a noção do tamanho do Filmomat

Revelando negativos automaticamente

Voltando ao assunto, é verdade que toda vez que eu penso num laboratório fotográfico automático me vem à mente os Minilabs. Esses equipamentos profissionais revelavam negativos e ampliavam fotos em uma hora, fazendo a festa dos consumidores ansiosos pelos retratos de aniversários e viagens.

Já a proposta do Filmomat é outra. É um equipamento feito para quem quer fotografar com filme mas não tem tempo, nem interesse, para revelar negativos manualmente. Além disso o Filmomat tem outras grandes vantagens. Nele você pode revelar desde negativos em preto e branco até coloridos ou slides. Além disso ele permite revelar vários formatos de negativos, desde o 35mm até o 5X7″ polegadas. Além disso a limpeza do Filmomat é rapida e totalmente automática. Isso possibilita que você revele um filme colorido e logo em seguida use outro processo químico, para P&B por exemplo.

laboratório fotográfico
Colocando os produtos químicos no Filmomat em vídeo do canal Analog Insights

Um laboratório fotográfico de verdade

Segundo o desenvolvedor do Filmomat, o alemão Lukas Fritz, o equipamento é feito de metal e acrílico gravado a laser. A química utilizada nos processos de revelação (500 mL para cada etapa) é armazenada em três tubos de acrílico, cercados por um banho de água. Um aquecedor de 650W mantém o banho de água à temperatura correta. Durante todo o processo de revelação, o banho de água é mantido na temperatura desejada com precisão de 0,1° grau. Dois sensores digitais de temperatura dentro do banho de água e dos tanques químicos garantem uma medição precisa da temperatura.

Separado do banho-maria aquecido, há um compartimento adicional de 7 litros, usado para as etapas de lavagem. Basta preenchê-lo com água fresca e o Filmomat retirará água quando precisar para enxaguar ou diluir algum produto químico. Nenhuma conexão de água corrente é necessária permitindo que o equipamento seja instalado em qualquer lugar.

laboratório fotográfico
Detalhe dos mostradores do laboratório fotográfico automático Filmomat

A água usada é drenada através de uma saída de água residual, que pode ser conectada a uma descarga ou a um tanque de coleta por uma mangueira. Os produtos químicos usados ​​são sempre bombeados de volta para seus tubos de armazenamento. Quando terminar, você pode drená-los pelas válvulas à direita da máquina.

O filme é carregado em um tanque de processamento, que pode ser conectado ao Filmomat por meio de um acoplamento rápido sem vazamentos. Existem diferentes tipos de tanques para os diferentes formatos de filme.

Mais sobre o Filmomat

Um vídeo de 14:00 minutos publicado pelo canal Analog Insights mostra o Filmomat em funcionamento e entrevista Lukas Fritz. É interessante notar que o criador da máquina é bem jovem e não vê o desenvolvimento do Filmomat como algo que deva ser comercializado por grandes empresas ou ser produzido na China. Todas as máquinas são feitas por ele, manualmente.

fotos coloridas
Imagens publicadas no site do Filmomat mostram a qualidade da revelação

Talvez por isso ela não seja nada barata. Custa a bagatela de €3.500,00 Euros! Acho que por esse preço dá para comprar um Minilab ainda em funcionamento por aqui, hehehe…

Bom, acho que no fundo, e cada vez mais, a fotografia analógica se tornou um hobbie caro… Que pena!

E se mesmo assim você ficou interessado no Filmomat, dê uma olhada em sua página oficial, em inglês.

Deixe uma resposta