Tutoriais

Dicas para usar arquivos RAW

Se você acha difícil e demorado trabalhar com os arquivos RAW obtidos por sua câmera ou mesmo smartphone, é bom dar uma olhada nessas dicas.

O canal SLR Lounge, voltado para tutoriais de fotografia, publicou um vídeo bem interessante sobre como facilitar e edição desse tipo de arquivo de imagem.

Para quem não sabe um arquivo RAW é o que alguns chamam de “negativo digital”. Na realidade a imagem RAW não está em negativo como num filme. O que acontece é que este tipo de arquivo armazena a informação da câmera quase sem processamento. Isso preserva dados que podem ser recuperados depois, como detalhes de sombras, coisa que seria descartada num arquivo JPG convencional.

arquivos RAW
Uma imagem com pouca iluminação pode gerar um bom resultado com arquivos RAW

Esse tipo de imagem precisa ser processada em um aplicativo dedicado antes de ser compartilhada ou impressa, daí o apelido de “negativo digital”.

Bom, acontece que além de produzir arquivos mais pesados, o formato RAW pode dar muito trabalho para quem precisa manipular muitas imagens.

Usando arquivos RAW

As dicas do vídeo do canal SLR Lounge são importantes. É por isso que vamos resumi-las para ajudar um pouco.

  • Fotografe em Modo Manual durante uma sessão de fotos, mantendo a mesma exposição sempre. Isso vai facilitar o processamento de uma grande quantidade de imagens da mesma situação. Você precisará fazer menos ajustes e o aplicativo trabalhará mais rápido.
  • Selecione as imagens a serem processadas por tipo de cena ou de iluminação. Assim você não precisa parar a edição em lote para fazer um ajuste individual qualquer.
  • Use predefinições (Presets) que funcionem na maioria das suas imagens. Dependendo da maneira como você fotografa é provável que use condições de iluminação semelhantes regularmente. Assim você acelera seu fluxo de trabalho.
  • Salve atalhos de aplicativo às predefinições que você mais usa. Apenas alguns processadores RAW tem essa função, o que não é o caso ainda do Adobe Lightroom.
  • Atalhos do teclado existem para acelerar o trabalho, esqueça um pouco o mouse.
  • Use predefinições para ajustes locais, que são edições aplicadas apenas à algumas partes da imagem, como rostos, por exemplo. Para certos tipos de trabalho, como fotografia de eventos, colocar esste tipo de ajuste numa predefinição pode ser uma mão na roda.
arquivos RAW
Still do vídeo do canal SLR Loung

Sem medo do RAW

Essas dicas são mais voltadas para o fotógrafo profissional que tem que trabalhar com muitas imagens o tempo todo. Mas servem também para o amador experimentar usar arquivos RAW em situações como festas familiares e viagens. É bom lembrar que hoje em dia até mesmo smartphones fotografam em RAW.

O duro depois é achar espaço no computador para guardar este tipo de arquivo, hehehe. Eles chegam a ser 10 vezes maiores do que um JPG…

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta