Inspire-se

Conheça a fábrica de filmes da Ilford

Os entusiastas da fotografia analógica conhecem muito bem a Ilford. Essa marca inglesa de filmes e papéis fotográficos em Preto e Branco existe desde 1879!

Praticamente todo mundo que eu conheço que ainda gosta dessa coisa de fotografar, revelar e ampliar um filme PB (e que ainda está encarnado, hehehe), usa seus produtos.

Ilford
Still do vídeo mostrando as entranhas da Ilford

O mais engraçado é que eu mesmo nunca me perguntei como seria a fabricação desse tipo de produto. A Harman Technology, empresa detentora dessa marca, fabrica também outros produtos, como os filmes coloridos Agfa e papéis InkJet.

No entanto como a Ilford apenas comercializa filmes, papéis e química para revelação em Preto e Branco, a gente tende a achar que isso acontece por que seria algo “mais simples”…

Lêdo engano! Um vídeo de 18:00 publicado no canal Ilford Photo mostrou como é complexa e sofisticada a produção da empresa.

A fabrica da Ilford

Ilford
Tradicional cartucho de filme 120 da Ilford.

O filme mostra todo o processo, desde a fabricação da emulsão, a parte de pesquisa e desenvolvimento de produtos (R&D), revestimento da emulsão, acabamento do produtos, controle de qualidade, armazenagem e distribuição. Segundo a empresa, é a primeira vez que eles estão oficialmente mostrando os bastidores da ILFORD Photo.

O vídeo é muito bem feito e foi todo produzido pela Exploredinary Studios, de Dallas, Texas. As fotos adicionais foram captadas em filme ILFORD HP5 Plus.

Aliás, se você que entender porquê ainda se fotografa em Preto e Branco, leia o artigo exclusivo que fiz à respeito.

E da próxima vez que você abrir uma caixinha de filme Ilford, abra com mais deferência!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta