Inspire-se

Usando um velho Photoshop de 1988

O famoso Photoshop foi lançado no final dos anos 1980 e desde então tomou conta do mercado.

A maior parte dos usuários desse software de edição de imagens nem tinha nascido quando ele foi lançado. Foi por isso que achei interessante um vídeo de 13h00 minutos publicado pelo canal Computer Clan.

O vídeo mostra um velho (mas bonito) computador Macintosh rodando a versão 0.63 (Beta) do Photoshop. O computador tem um processador chamado 68030 com 32MHz de velocidade e 8MB de RAM. Até o seu aspirador robô inteligente atual tem mais capacidade de processamento que isso, hehehe.

velho Photoshop
Pode parecer primitivo, mas a interface tem a mesma estrutura

Usando o velho Photoshop

É engraçado como a interface do Photoshop já era no fundo muito parecida com a atual. Outro detalhe é que essa versão do Photoshop já contava com um bom conjunto de funções. Já era possível borrar (smudge), desfazer (undo, uma única vez), ajustar a matiz e saturação, ajustar níveis e usar vários filtros de imagem.

Não custa lembrar também o que um dos comentários sobre o vídeo diz. Parece que o computador utilizado teria que ser um Macintosh LC III. Esse seria o único Mac com processador 68030 de 30MHz com 4MB de RAM. Ele foi lançado em 1993 e não em 1988…

De qualquer maneira usar essa versão do Photoshop de 1988 em um computador antigo foi bem frustrante, segundo o narrador. Para falar a verdade o vídeo tem sido anunciado com alertas sobre “palavras chulas” e “conteúdo impróprio”, dada a quantidade de palavrões.

Então mate a saudade de uma época distante, mas tire as crianças da sala!!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta