Inspire-seNotícias

Orelha de elefante desqualifica foto premiada

Um retoque exagerado na orelha de um elefante acabou cancelando a prêmio de melhor fotógrafo dado este ano pela Africa Geographic.

A foto em questão, intitulada “Tim no Parque Nacional Amboseli, no Quênia” foi captada pelo fotógrafo Björn Persson. A imagem mostra um elefante queniano chamado Tim em pé em um campo com nuvens escuras ao fundo.

A Africa Geographic é uma espécie de editora e agência de viagens. O prêmio é dado por sua revista. Segundo os editores publicaram em nota “membros sempre vigilantes da comunidade com conhecimento detalhado de Tim (o elefante) rapidamente notaram que algo estava errado com suas orelhas”.

foto premiada
Foto do elefante Tim que havia ganhado o prêmio Africa Geographic

Para provar esse fenômeno a revista apontou outra foto do elefante Tim enviada para a mesma premiação. A imagem captada pelo fotógrafo Selengei Poole-Granli mostra Tim como ele é. O elefante tem um defeito na orelha esquerda, uma espécie de rasgo profundo. Na foto ganhadora de Björn Persson a orelha parece ter sido “curada”, digamos assim.

Problemas na foto premiada

A revista diz também que “embora os juízes tenham feito comentários sobre o óbvio trabalho de pós-produção da imagem, que eles consideraram aceitável e que acrescenta uma dimensão mística, um senso de fantasia e lenda a Tim, eles não perceberam o erro”.

Bom, o ganhador do prêmio foi questionado, e disse que a manipulação ocorreu acidentalmente durante o pós-processamento.

foto premiada
Imagens de Selengei Poole-Granli mostrando a orelha de Tim como ela é

O editores disseram também que “A explicação do participante, de que esse erro ocorreu de forma não intencional enquanto ele limpava a imagem (uma prática comum entre os fotógrafos), foi aceita pelos juízes – mas a decisão de desqualificar a imagem permanece”.

Ou seja, Björn Persson não foi considerado um criminoso, hehehe.

Concursos e sua regras

Eu particularmente acho tudo isso muito complicado. As regras desse concurso (como as de muitos outros) dizem que “Ajustes localizados devem ser usados apropriadamente. O objetivo é permanecer fiel à experiência original… “. Em tempos de “pós-verdade” o que será que significa manipular uma imagem demais??

É bom lembrar que no final das contas não foi a imagem de Selengei Poole-Granli (aquela com a orelha defeituosa) que ganhou a foto premiada, mas sim a bonita e sofisticada imagem manipulada de Björn Persson.

E só para terminar, o novo ganhador do prêmio da African Geographic é Eraine van Schalkwyk. A imagem ganhadora é uma macro fotografia de uma aranha saltadora, obtida no Greater Kruger National Park na Africa do Sul.

foto premiada
Foto de Eraine van Schalkwyk, atual ganhadora do prêmio Africa Geographic 2019

Espero que não descubram que na pós-produção colocaram mais patas ou olhos na coitada, hehehe.

One thought on “Orelha de elefante desqualifica foto premiada

  • As orelhas foram trocadas de lugar – o detalhe da orelha esquerda foi para a direita e vice-versa. Aí, já é demais :/

    Resposta

Deixe uma resposta