celulares e smartphonesNotíciasSoftware

As novas ferramentas fotográficas da Apple

Pois é, com o anúncio de mais uma atualização dos sistemas operacionais da Apple apareceram novas ferramentas para quem gosta de fotografia.

A empresa mostrou um pouco do novo MacOS Catalina na World Wide Developer Conference. Além disso informou que os iPads agora contarão com um sistema operacional próprio, o que foi uma surpresa.

Bem, na realidade ao que parece iPhones e iPads vão se tornar plataformas móveis mais poderosas. Além disso a Apple incorporou algumas ideias de desenvolvedores independentes em seus produtos.

Apple
Aplicativo Fotos rodando no novo MacOS Catalina

Bom, eu como usuário histórico da Apple (o logo da maçã ainda era todo coloridinho, hehehe), fiquei meio cismado. Muitas vezes essas mudanças me desagradaram, como o fim do iPhoto original ou do primeiro iMovie, mas quem sou eu para dizer alguma coisa…

Vejamos então o que está por vir.

MacOS Catalina

Catalina é o nome de uma ilha na costa da Califórnia. Todo mundo está comentando que de um nome de deserto (Mojave) agora a Apple vai usar o nome de um terreno que fica isolado pela água. Será que isso significa alguma coisa?

Apple
Essa é a ilha Catalina?

Bem, não sei, mas agora o MacOs terá uma função chamada Sidecar, uma espécie de ponte, digamos assim. Essa função permite que você use seu iPad como um monitor secundário para seu computador MacOS. Até agora isso só era possível com dispositivos ou aplicativos de terceiros. Esse era o caso do Astropad ou do Duet Display.

Além disso, o Sidecar tem suporte ao Apple Pencil, e na prática transforma seu iPad em um tablet de edição de imagens conectado diretamente ao seu Mac. A conexão é feita tanto por cabo quanto wireless. O Sidecar permite o uso de gestos e exibirá várias funções de barra de toque na parte inferior da tela do iPad, mesmo que você não tenha o MacBook Pro com Touch Bar.

Apple
Nova função Sidecar espelhando tela do Mac no Ipad

Apesar da grande lista de programas gráficos compatíveis, parece que o Photoshop, o Adobe Lightroom e o Capture One ainda não estão aptos a usar a nova função.

iPadOS

Pois é, agora o iPad vai contar com um sistema operacional próprio. O novo sistema operacional é na realidade uma versão turbinada do iOS usado nos iPhones.

O iPadOS oferecerá uma série de funções que muita gente que usa o tablet da Apple como auxiliar móvel sempre desejou.

Para minha surpresa (quase delírio) o iPad possibilitará agora acesso direto a HDs e armazenamento externo! Para quem faz fotografia externa ou em viagens, isso é um sonho hehehe.

Apple
O iPadOS permite agora usar dispositivos externos como um Pendrive

O novo FilesApp permite agora navegar, editar, classificar e transferir arquivos em discos rígidos, SSDs, cartões SD e até mesmo importar imagens diretamente de uma câmera. Além disso parece que será possível abrir arquivos armazenados externamente diretamente em aplicativos do iPad, como o Lightroom. Você nem precisa mais usar a memória interna do iPad para trabalhar.

Bom, quanto as outras novas funções de interesse fotográfico, são as mesmas que agora vão equipar os iPhones. Vamos ver?

IOS 13

Para quem gosta de fotografar com um iPhone o novo IOS 13 traz boas novidades.

A Apple colocou em seu aplicativo de câmera um novo estilo do Modo Retrato, chamado de High Key Mono. A imagem produzida é uma foto em preto e branco com alto contraste e qualidade. Se você não sabe o que High Key significa em termos fotográficos dê uma olhada no artigo que publiquei à respeito.

Apple
O IOS 13 tem novas funções fotográficas

Voltando ao assunto, o Camera App da Apple terá agora também a capacidade de ajustar a intensidade da iluminação no Modo Retrato. A função foi projetada para simular uma fonte de luz real se aproximando ou se afastando do assunto, suavizando ou dando nitidez à imagem. Parece que o resultado é bem sofisticado, digamos assim.

O Fotos App

Quanto ao aplicativo Photos (ou Fotos), que ajuda a navegar e editar suas imagens, as mudanças parecem poucas, mas são importantes. A interface tem agora uma guia inferior que classifica automaticamente as imagens em “Anos”, “Meses”, “Dias” e “Todas as fotos”. Parece pouco, mas vai facilitar em muito a navegação.

Outra novidade é a possibilidade de usar o gesto “Beliscar” (Pinch) para aumentar e diminuir o zoom em um grande número de fotos selecionadas de uma vez. É bom para quem quer ver o mesmo detalhe de zoom em várias imagens. Eu vivo querendo fazer isso para ver a qualidade dos “pixels”, hehehe.

E outra coisa, as abas (tabs) cronológicas também são contextuais. Se você criar uma busca por fotos marcadas como “aniversário”, ou outro evento qualquer, o separador por ano mostrará apenas este tipo de foto.

Apple
Nova interface e função de edição e rotação de vídeo no aplicativo Fotos

No quesito edição das imagens, a Apple se rendeu ao seu público. Agora os controles em forma de botões se parecem muito com os utilizados por aplicativos como o Instagram. Nem sei se essa interface é mais fácil de usar, mas é uma maneira de se aproximar mais do usuário que nem sabe que o aplicativo Fotos faz isso. Aliás, para que editar uma foto no aplicativo da Apple se eu vou disponibiliza-la no Instagram? Eu mesmo prefiro fazer tudo direto por lá.

Mas tem uma função do Photos App que eu gostei. Agora você pode editar vídeos diretamente no aplicativo. E eles podem ser girados (Puxa!), ajustados e até mesmo ter filtros aplicados ali mesmo. Era o que muita gente precisava para editar e publicar rapidamente seus “vlogs”.

Sobre as ferramentas fotográficas da Apple

Você está se perguntando o que eu estou achando dessas novidades? Então eu já vou dizendo de cara que me preocupa quais equipamentos vão ser compatíveis com essas atualizações. Pelo visto não vai ser um hardware muito antigo que poderá suportar todas as novas funções.

Quanto ao iPadOS, fico pensando na situação de meu iPad Air primeira geração, coitado… A Apple até lançou uma atualização no ano passado que reviveu meu tablet, pois ele já estava bem lento. Só não sei se a empresa continuou com esse espírito de produzir atualizações mais leves e funcionais em vez de ficar “engordando” o código dos aplicativos com mais funções.

Apple
Nada como um bonito Modo Retrato em Preto e Branco

Se for assim, e com o preço que as coisas estão, não vou aproveitar muito as novidades.

Ah, e tem gente comentando que a nova função USB dos iPads vai ser só para leitura de dados (Read Only) impedindo a gravação externa. Se for, será um tiro no pé da Apple…

Quanto ao IOS, parece que a Apple resolveu ocupar o espaço que aplicativos de terceiros tem, caso do próprio Instagram. Produzir selfies mais “fofas” e profissionais, imagens em preto e branco mais “chiques” e editar como se faz na concorrência parece ter como foco manter o usuário no ecossistema da Apple.

Esse parece ser o interesse também da capacidade de editar vídeos no próprio iPhone ou iPad. Só não sei se a função girar poderia resolver o caso daqueles vídeos filmados na posição retrato. Seria um milagre se eles fossem automaticamente transformados para orientação de paisagem, hehehe!

E se você quer ver mais notícias que publiquei sobre a Apple, clique aqui.

Deixe uma resposta