CâmerasNotíciasSoftware

Como ver miniaturas de arquivos RAW no Windows

Se você é fotógrafo e usa o sistema operacional Windows já percebeu que não dá para ver miniaturas de arquivos de imagem RAW quando navega pelas pastas, certo?

Na realidade o Windows nunca ofereceu de maneira nativa uma forma de poder visualizar miniaturas ou mesmo metadados nos aplicativos Fotos ou no Windows File Explorer.

De certa maneira é por isso que prefiro manipular este tipo de arquivo em um Mac. O Finder do MacOS permite (nem sei há quanto tempo) este tipo de visualização.

Bem, agora a coisa mudou de figura. A Microsoft acabou de lançar o Raw Image Extension. Este plug-in de sistema operacional faz com que o Windows 10 pré-visualize vários formatos de arquivos RAW. A microsoft não disse com quais formatos de arquivos RAW o plug-in é compatível. Disse apenas que é compatível com “muitas câmeras digitais de médio a alto padrão”.

Visualizando RAW no Windows

RAW no Windows
Detalhe da página de download do RAW Image Extension para Windows 10

Como a empresa também disse que a extensão é baseada no LibRaw (um decodificador RAW de código aberto), ela deve abrir arquivos RAW de uma infinidade de câmeras. O jeito vai ser testar, pois é bom lembrar que cada fabricante cria seu formato RAW diferente. É uma confusão…

Uma vez instalada a nova extensão, tanto o Windows File Explorer quanto o aplicativo Fotos começam a exibir as miniaturas e os metadados. Para muita gente vai ser uma revolução!

Imagem RAW tratada em pós-produção (à esquerda) e original (à direita)

E para terminar, a extensão só pode ser instalada em PCs com o Windows atualizado a partir da versão 1903, de 10 de Maio deste ano.

Eu particularmente esperaria um pouco para instalar essa extensão. É o tipo de coisa que ainda pode ter bugs de lançamento. Se você tem um PC compatível e que não seja o de seu uso principal, vale a pena testar. Mas tome cuidado se você depender de um único computador para trabalhar. Aliás, esse conselho serve para qualquer tipo de atualização, hehehe…

Você pode obter o RAW Image Extension do Windows no site da Microsoft, clique aqui.

Deixe uma resposta