Notícias

Adobe anuncia o Photoshop Elements 2019

O Photoshop Elements 2019 da empresa de software Adobe é voltado para o público consumidor, que precisa de um aplicativo intuitivo e fácil de utilizar para manipular suas fotos digitais.

Essa linha de produtos que acaba de ser atualizada conta também com o Premiere Elements 2019, voltado para a edição de vídeos.

Voltando à questão da fotografia, o Photoshop Elements 2019 apresenta muitos modelos temáticos, efeitos, correção de imagem e outros filtros. No entanto o que é mais específico para a linha Elements são os tutoriais “passo-a-passo” incluídos e as ferramentas automáticas de edição em um único clique.

Photoshop Elements 2019
Uma das galerias de efeitos do Photoshop Elements 2019

Como exemplo podemos falar da “orientação interativa” que existe no espaço de trabalho “Edição Guiada”. Usando a ferramenta o Photoshop Elements 2019 oferece orientação interativa passo-a-passo na edição e composição de fotografias fazendo com que mesmo um leigo possa produzir imagens finais mais sofisticadas.

O estilo do Photoshop Elements 2019

Visualmente as instruções são bem envolventes. Veja o caso da Correção Automática de imagem onde pequenos pequenos botões aparecem sutilmente ao longo do trabalho em um painel do lado direito da tela. Ali o usuário pode tanto aceitar a autocorreção quanto personalizar cada passo da tarefa.

De certa maneira isso pode acelerar o processo, pois você pode escolher deixar todos esses controles de lado, aceitando a autocorreção, ou fazer uso de apenas alguns deles que façam mais sentido para o seu gosto pessoal ou o que você quer da imagem.

O novo Photoshop Elements 2019 permite também a criação de textos compostos com fotografias, a transformação de parte de uma foto em desenhos, e outros efeitos especiais. É bom lembrar que a famosa função “Abrir Olhos Fechados”, introduzida na versão anterior do Photoshop Elements, foi mantida nessa versão.

Photoshop Elements 2019
Tela de edição com template para fotos múltiplas

Parece também que a performance do software foi melhorada, podendo assim rodar mais facilmente em computadores relativamente simples, comuns ao tipo de usuário alvo que a Adobe tenta atingir com esse lançamento.

O software vai custar US$99,00 dólares para uma licença única, sem assinatura como é o caso do Photoshop CC mais completo e profissional. Esse preço e essa forma de pagamento fazem mais sentido para o público amador, que pode até mesmo pagar um pouco mais do que os aplicativos da concorrência por causa da automatização do Photoshop Elements 2019 e do nome da Adobe no mercado.

Este é o aplicativo certo para você?

Eu particularmente recomendo o uso desse tipo de software para quem está começando na fotografia digital, tem interesse em melhorar seus conhecimentos e tem medo do Photoshop, hehehe por quê da medo mesmo!

Photoshop Elements 2019
Muita gente usa esse tipo de Template de fundo de foto comercialmente

Digo isso porque a maioria dos professores de Photoshop adoram mostrar as funções avançadas e os processos de edição mais complicados, talvez inconscientemente tentando valorizar seu conhecimento e a própria ferramenta.

Eu particularmente vejo o Photoshop CC (a versão profissional), como um aplicativo “em camadas”: olho para ele apenas nas funções que preciso e o resto nem existe para mim.

Já essa versão mais simples do Photoshop (o Elements) tem como único senão o estilo meio popular dos templates e efeitos especiais, coisa que agrada ao público em geral mas não a mim, que sou muito Chique, hehehe!

Se você quer simplicidade na edição das suas imagens o Photoshop Elements 2019 pode ser uma boa dica. Aproveite e veja o vídeo sobre o novo software publicado pelo canal Photoshop Elements.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta