Câmeras

Panasonic lança câmera mirrorless 6K

A Panasonic acaba de anunciar a primeira câmera mirrorless 6K do mercado. A Lumix S1H é uma câmera sem espelho Full Frame e, estranhamente, não foi informada ainda a resolução nem o tipo de tecnologia usada em seu sensor.

Como os rumores sobre a nova câmera estão muito fortes, resolvi falar apenas do que se sabe até agora. Pelo menos é isso que boa parte da imprensa anda fazendo.

mirrorless 6K
Protótipo da Panasonic Lumix S1H

A Lumix S1H faz parte da mesma linha de câmeras da Panasonic que utiliza a montagem L de objetivas da Leica.

Segundo a empresa, é uma câmera com recursos avançados de vídeo. O anúncio oficial diz que “Ele acomoda uma variedade de formatos diferentes de gravação, tal qual o modo Anamórfico 4: 3, atendendo às necessidades mais profissionais. Seus dados de imagem de alta resolução também podem ser usados para criar vídeos em 4K com maior qualidade ou para cortar (cropar) imagens captadas em 4K”.

mirrorless 6K
Outras câmeras da mesma família mirrorless Full Frame da Panasonic

Nada como uma mirrorless 6K…

Além dessas resoluções mais comuns atualmente, a Lumix S1H pode filmar em 6K/24p no formato 3:2 ou em 5,9K/30p no formato 16:9. Também é a primeira câmera digital Full Frame de lentes intercambiáveis que permite gravar vídeos 4K/60p de 10 bits. Se você trabalha com vídeo, pode ser uma possibilidade e tanto.

mirrorless 6K
Exemplo de imagem de vídeo obtida pela Lumix S1H

Ainda segundo a Panasonic, como a câmera vem equipada com V-Log/V-Gamut com alcance de 14 “stops” (paradas) de alcance dinâmico, ela pode captar imagens boas mesmo sob pouca iluminação.

Outro detalhe importante é que a câmera não tem limite de tempo para gravação de vídeo. Você pode ir filmando enquanto tiver espaço de armazenamento e energia na bateria. Puxa…

Aliás, falando nisso, a Lumix S1H vai contar com encaixes para duas memórias, uma XQD e outra SD. Além disso sabe-se que ela conta com tela de 3.2″ Polegadas com inclinação de três eixos, Visor eletrônico (EVF) do tipo OLED com 5,76 milhões de pontos e taxa de atualização de 120Hz, sistema Auto Foco com DFD de 225 áreas, bateria de 3100mAh, porta USB-C, porta HDMI e conectores de 2,5mm e 3,5 mm para microfone e fone de ouvido.

mirrorless 6K
Exemplo da capacidade da nova Lumix S1H captar grandes contrastes sob pouca luz

Anúncio oficial ou rumores?

Como parece que a decisão sobre a resolução do sensor da câmera ainda não está tomada, pode-se imaginar que seja algo em torno de 24 a 47 Megapixels como as outras câmeras da mesma linha.

E segundo algumas fontes seu preço será por volta de US$ 4.000,00 dólares. Comparada com algumas câmeras concorrentes da mesma empresa, como a Panasonic Cinema VariCam de US$ 16.500,00, a Lumix S1H é uma pechincha, hehehe!

E quanto a esse anúncio meio “truncado” que a Panasonic fez? Parece mais um daqueles recados ao mercado e aos acionistas da empresa. É como para dizer que estão trabalhando e que vão conseguir superar as expectativas. Além disso, se você for comprar alguma câmera pensando em vídeo profissional durante o ano, pode repensar e adiar seu investimento até que a nova câmera seja lançada. É, talvez a estratégia funcione…

Por enquanto é possível ver uma filmagem de 2:21 minutos feita por Alicia Robbins. Ela usou um protótipo da câmera e publicou o vídeo no canal Lumix. A qualidade realmente é muito boa.

Bom, vamos esperar até o final do ano para ver essa mirrorless 6K, que é quando a nova câmera deve entrar no mercado. E eu vou atualizando o que puder das especificações que forem divulgadas da Lumix S1H.

Deixe uma resposta