Tutoriais

Dicas rápidas para fotografar melhor

O fotógrafo Dimitri Popov publicou um artigo bem sucinto sobre o que ele diria ao amigos que querem fotografar melhor. A pergunta que seus amigos fazem constantemente é mais ou menos a mesma que ouço por aqui: “Você tem algum conselho sobre como tirar boas fotos?”

Segundo ele “Como não faço segredo sobre meu interesse pela fotografia, não é incomum as pessoas ao meu redor presumirem que sou a pessoa certa para responder a essa pergunta aparentemente inócua.”

fotografar melhor
Foto obtida por Dimitri Popov

Para fotografar melhor

Eu fiquei interessado no artigo de Popov no site Petapixel.com pois ele se coloca mais ou menos como eu me entendo na fotografia: um fotógrafo amador avançado.

Essa forma de me situar na fotografia, da mesma forma como para ele, sempre me causou um certo embaraço. E da mesma maneira como eu, Popov encara a fotografia como um meio de registrar eventos e memórias que se apagariam se não fossem captadas.

Então, para ajudar a esclarecer melhor “nossa” forma de pensar (obrigado Popov), vejamos o que ele diria a um amigo fotógrafo querendo conselhos.

Para responder a seus amigos e familiares, Popov elencou algumas perguntas que estão por trás do problema.

O que é uma boa foto?

Segundo o fotógrafo basta pensar em duas condições diretas e bem simples.

Uma delas é se perguntar se uma boa foto ilustra adequadamente a história que você quer contar e/ou provoca uma resposta emocional do espectador. Como se vê, não há aqui muita discussão conceitual ou artística da fotografia, o que realmente do ponto de vista prático não faz sentido para a grande maioria dos fotógrafos amadores e mesmo profissionais.

São Paulo
Eu também tenho meus dias de Popov. Grafitti em esquina da Vila Brasilândia, 2019

Em segundo lugar vem a questão técnica. Segundo ele, uma boa foto não sofre superexposição e subexposição (ou seja, a foto é muito clara ou muito escura) e não contém falhas óbvias. Ele fala de problemas como um horizonte desnivelado, uma pose ou expressão não natural. E fala até mesmo da falta de um assunto definido na foto. E só…

O que eu devo fotografar?

Mais uma resposta curta e grossa foi dada a essa pergunta. Segundo ele “Tire fotos do que você acha interessante ou do que provoca uma resposta emocional. Lembre-se de que você não está tirando fotos de coisas e pessoas, você está capturando experiências.”

Acho que não é necessário falar muito mais sobre isso, mas gostaria de lembrar que essa forma de pensar é basicamente da Fotografia Urbana. No entanto, até mesmo para um fotógrafo comercial que trabalha com moda, a dica funciona bem.

Como eu devo fotografar?

Essa é a pior pergunta de todas, hehehe. Segundo o fotógrafo, decida o que você quer fotografar e, em seguida, pergunte-se (honestamente): “Por que eu quero tirar uma foto desse assunto ou cena em particular?”

O que ele está querendo dizer é que toda decisão intuitiva deve também ter um pouco de reflexão. Caso contrário você vira apenas um “clicador” inconsciente. Popov fala para você pensar sobre o que atraiu para a cena ou assunto da fotografia. Depois disso você pode tentar tornar esse interesse no foco central da imagem. Eu mesmo faço isso normalmente depois, quando faço uma recomposição da imagem no Photoshop. Mas essa é a próxima questão…

linhas guias ajudam a entender a composição

Sobre a composição

Aqui vemos mais uma definição absoluta concisa e direta. Segundo Popov, o objetivo principal da composição é evitar que o olho do espectador vagueie sem rumo pelo quadro da imagem. Uma composição forte dirige o olhar e, em seguida, o mantém firmemente focado no assunto principal.

Depois desse “tapa na cara”, porquê composição é basicamente isso mesmo, ele dá alguns conselhos. Ele volta a falar do assunto principal e de como devemos dar importância a ele. Depois fala do uso da “regra dos terços”, aquela forma de compor em que dividimos a imagem em quadros. Na realidade essa é uma técnica do desenho, um dia falo sobre isso.

Voltando ao assunto, o fotógrafo fala que devemos manter a simplicidade da imagem. Devemos também tomar cuidados com objetos e pessoas nas bordas no quadro atrapalhando a composição. Fala que devemos alterar a altura da câmera em relação a nosso corpo e a cena, para não ficarmos eternamente fotografando ao nível do olho. Na minha idade é mais fácil falar sobre isso do que fazer, hehehe.

Sobre a Luz

Ai… a luz! Lá vamos nós novamente ver o que falam desse componente básico da fotografia. As dicas de Popov também são bem básicas. Ele fala de posicionar o sol atrás da gente (do fotógrafo) antes de fotografar. Fala também de evitarmos sombras muito duras sobre nosso assunto fotográfico. E fala em evitar cenas com alto contraste, que devemos fazer a exposição correta de nosso assunto fotográfico, de aproveitarmos a aurora e o entardecer para obter iluminação mais interessante.

Still do vídeo oficial de lançamento da Canon EOS 6D Mark II com exemplo de fotografia com pouca iluminação

Na maior parte das vezes eu faço tudo o que ele fala para não fazer, hehehe. Mas se você ainda não está no meu nível de rebeldia criativa e está começando a fotografar, preste atenção.

Completando as dicas

Popov fala ainda de desabilitar o flash embutido da câmera e da importância de fazer backups.

Ele ainda fala um quase nada sobre o uso de softwares, então nem achei que valesse a pena comentar.

De qualquer maneira, se você é iniciante, acho que as dicas são muito importantes. E se você já é profissional ou tem formação em fotografia, não custa relembrar o que aprendeu e até refletir se esse conhecimento está fazendo sentido no seu trabalho.

Se você percebeu que superou essas regrinhas e criou seu próprio repertório ou método de trabalho, meus parabéns!

Deixe uma resposta