Inspire-se

Um timelapse de 102 Megapixels

A nova Fujifilm GFX100 de 102 Megapixels acabou de ser lançada e já resultou em um experimento em timelapse impressionante.

A empresa pediu a um de seus embaixadores (aqueles fotógrafos conhecidos que divulgam alguma marca fotográfica) que fosse a Dubai testar sua nova câmera digital de Medio Formato.

E foi assim que o premiado fotógrafo e cineasta Beno Saradzic emprestou um dos únicos 7 protótipos da GFX100 produzidos antes do lançamento para criar um impressionante vídeo em timelapse.

timelapse
Still do vídeo timelapse com a GFX100, mostrando efeito caleidoscópio

Sobre o Timelapse

Segundo Saradzic, “Eu rapidamente vasculhei o topo dos edifícios em Dubai e Abu Dhabi, filmando qualquer cenário que estivesse à vista. Eu estava morrendo de vontade de ver o que um sensor de 12k poderia produzir. Eu estava esperando resultados impressionantes, mas nada me preparou para as imagens que eu estava vendo no meu monitor de 4k. A clareza, nitidez, vibração e resolução das fotos produzidas pelo GFX100 são absolutamente surpreendentes. Eu pensei que nunca precisaria de uma câmera acima de 50 megapixels. Eu estava tão errado… Depois disso eu não me vejo fotografando com menos de 100 megapixels. É uma revelação muito grande ter tantos detalhes nas imagens que de outra forma seriam perdidas. Essa câmera me motivou a refazer as minhas fotos favoritas, para que elas pudessem produzir grandes impressões Fine Art”.

timelapse
Still do vídeo mostrando a paisagem noturna

Particularmente é preciso lembrar que Beno Saradzic teve o patrocínio da Fujifilm para produzir o vídeo. No entanto seu deslumbramento com a nova Fujifilm GFX100 fica justificável. Basta ver o vídeo que foi produzido.

Aliás, voltando ao assunto, o timelapse tem apenas 2:52 minutos. Nativamente o vídeo foi filmado em 12k. No entanto o site Vímeo, que distribui o vídeo, só me mostrou versões até Full HD (1080p). Por que será? Acho que mesmo se tivesse sorte, um belo monitor, um smartphone de última geração e uma banda bem larga, eu conseguiria ver o timelapse em 4K no máximo mesmo, hehehe.

Mas uma coisa eu digo… mesmo em Full HD, que o mais comum dos mortais tem hoje em casa, as imagens são estonteantes. Inspire-se!

HERMES from Beno Saradzic on Vimeo.

Deixe uma resposta