Tutoriais

Como iluminar um modelo masculino

Tem gente que acha que iluminar um modelo masculino num estúdio fotográfico é uma tarefa difícil. Elementos como sombras, definição de linhas, silhuetas e textura de pele sempre parecem ser mais marcantes em um homem do que numa figura feminina.

É por isso que achei muito interessante um tutorial em vídeo publicado pelo canal Fstoppers. Nele o fotógrafo Lee Morris usa um amigo inexperiente para mostrar como iluminar corretamente uma figura masculina.

modelo masculino
Still do vídeo do canal Fstoppers

O engraçado é que o modelo masculino em questão tem tudo aquilo que um fotógrafo tem medo. Ele é orelhudo, narigudo e o rosto é cheio de linhas aquilinas. Mas em compensação ele tem um olhar simpático e “fica bonito na foto”, hehehe.

Digo isso também porquê a imagem feminina sempre foi mais explorada, então sabemos intuitivamente o que fazer. Aliás, veja aqui os artigos que já publiquei sobre fotografar modelos masculinos.

Câmera de médio formato Fujifilm GFX 50s

Fotografando o modelo masculino

Voltando ao tutorial, ele tem outros elementos importantes. Em primeiro lugar a câmera utilizada é uma Fujifilm GFX 50S, acoplada a uma “espantosa” lente GF 120mm f/4 Macro. Essa câmera de médio formato está sendo considerada por alguns fotógrafos internacionais como a melhor opção para estúdios.

Exposure X4
Still do vídeo mostrando a utilização do Exposure X4 na edição de imagem

Além de podermos ver o resultado das fotos que a GFX 50S produz temos uma outra novidade. Lee Morris mostra como usar o software Exposure X4, da Alien Skin, para editar e retocar as imagens obtidas. Em tempos de aumento de preços da assinatura do Lightroom e do Photoshop essa é uma informação valiosa.

Eu mesmo me espantei com a forma de utilizar o Exposure X4, pois só o utiliza para aplicar os seus famosos filtros de simulação de filmes analógicos. Taí, vou começar a usar no meu fluxo de trabalho em RAW…

O vídeo é longo, tem 30:00 minutos, mas é uma aula completa. Aproveite!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Como iluminar um modelo masculino

Deixe uma resposta