Câmeras

Pouco conhecida, a Ricoh GR III é impressionante

A Ricoh GR III é uma câmera praticamente desconhecida em nosso país. Essa marca, mais conhecida pela subsidiária que fabrica máquinas copiadoras e equipamentos gráficos, é na realidade a atual proprietária da marca Pentax.

É interessante que mesmo assim ela produza com seu próprio nome câmeras 360º graus e câmeras compactas avançadas como as da linha GR.

Ricoh GR III

A Ricoh GR III foi lançada no final de 2018 para substituir a versão GR II. Essa série de câmeras é voltada para o fotógrafo urbano (o Street Photographer), que precisa produzir imagens de alta qualidade em situações inesperadas do cotidiano.

Até mesmo o design dessa linha de câmeras foi feito para não chamar atenção nas situações urbanas. O acabamento preto e fosco, sem detalhes coloridos ou brilhantes, faz com que a GR III passe despercebida facilmente. Quem iria acredita que uma câmera assim custaria cerca de US$ 900,00 dólares…

Ricoh GR III

A tecnologia da Ricoh GR III

Bem, o que está por dentro é o que conta. O modelo GR III vem agora com sensor de 24 Megapixels em formato APS-C, grande para essa categoria de câmeras. A objetiva é uma 28mm com abertura f/2.8, típica para uso no dia a dia. Além de ser bem luminosa conta com diafragma de 9 lâminas, produzindo um desfoque (bokeh) bem sofisticado. Falando nisso é bom lembrar que a sensibilidade ISO máxima é de 102400. Muitas câmeras DSLR ficam no “chinelo” em comparação, hehehe.

A Ricoh GR III conta também com um novo processador de imagem, o GR Engine 6, feito especialmente para os desafios que esse tipo de câmera pode encontrar.

Ricoh GR III
Vista traseira da Ricoh GR III
Ricoh GR III
Vista superior da Ricoh GR III

E tem mais. A GR III possui um sistema de redução de vibrações por oscilação do sensor (IBIS). Esse sistema também pode ser usado para simular um efeito de “anti-aliasing”. E o sistema de Foco Automático é hibrido. Para terminar, a tela traseira é de 3″ polegadas, tem sapata para flash que pode adaptar um visor óptico, e apresenta uma porta USB-C com saída de vídeo e WiFi/Bluetooth. É pena que a captura de vídeo vá apenas até Full HD a 60Fps, mas a câmera realmente foi pensada mais para fotografia “still”.

Ricoh GR III
Linha de acessórios para a Ricoh GR III

E para quem está preocupado que a objetiva da Ricoh GR III seja luminosa demais em algumas situações, a câmera conta com filtro ND embutido.

Minhas impressões

Eu particularmente vi apenas uma vez uma Ricoh GR (a primeira versão). Ela estava na à venda numa loja de departamentos em Madrid (chique, né?). Mas estava tão “apagada” em relação às outras câmeras compactas avançadas da época que nem me despertou o interesse.

Para falar a verdade se não fosse um vídeo do Youtuber “Sino-Marciano” Kai W eu nem me daria conta dessa câmera.

No vídeo de apenas 9:00 minutos Kai explica porquê essa é “a câmera com a qual você deve sempre estar” (palavras dele…).

Ricoh GR III
Imagem obtida pela Ricoh GR III

É interessante que essa também é a impressão de muito fotógrafos e comentaristas mundo afora. Talvez isso aconteça porque uma de suas concorrentes diretas, a conhecida Fujifilm X100F, seja menos compacta e menos intuitiva para se usar. Sei lá…

De qualquer maneira, como gosto de Fotografia Urbana, a Ricoh GR III me chamou a atenção. Espero que da próxima vez que eu me depare com uma dessas câmeras eu não seja enganado pelo seu design simples e espartano, hehehe. Às vezes o que não reluz também é ouro!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Pouco conhecida, a Ricoh GR III é impressionante

  • roberto lajolo

    Meus caros tenho uma ricoh gr ii e não consigo achar assistencia tecnica. Poderiam me indicar?

    Resposta

Deixe uma resposta