Tutoriais

Entendendo tudo sobre resolução de vídeo

Confuso com essa história de Full HD, 4K, 8K e só Deus sabe mais o quê? Pois é, resolução de vídeo é um conceito amplo e complexo mesmo.

No passado os fotógrafos não tinham que se preocupar com isso. Mas agora, com tanta oferta de câmeras híbridas (que fotografam e filmam em vídeo) entender como funcionam as resoluções de vídeo se tornou uma coisa muito importante.

Um tutorial bem rápido foi publicado pelo canal Basic Filmmaker para solucionar a questão. O vídeo de apenas 7:00 minutos é bem didático. Ele pode até parecer superficial mas conta tudo, desde a história por trás da resolução de vídeo até o mínimo que você precisa saber sobre isso para ser um cineasta.

resolução de vídeo
Comparação de tamanho de imagem entre as várias resoluções de vídeo

Segundo o apresentador, o tutorial é voltado para pessoas que estão começando a filmar e que se interessam por entender a ideia que está por trás da qualidade que as novas resoluções de vídeo permitem.

Tudo sobre resolução de vídeo?

O vídeo comenta temas como:

  • Diferenças entre as resoluções de vídeo antigas e atuais;
  • Entrelaçamento de imagens na exibição de vídeo;
  • Relação de aspecto nas diferentes resoluções;
  • O porquê dos nomes dados às resoluções;
  • A relação entre resolução possível e velocidade de download na Internet;
  • O porquê das empresas de tecnologia lançarem novas resoluções o tempo todo.

Olha, sinceramente, se você se enrola com o tema não tenha dúvidas em ver o vídeo do canal Basic Filmmaker. Ligue as legendas de tradução automática do Youtube e vá em frente.

resolução de vídeo
Still do vídeo mostrando explicação sobre resolução SD

Ah, e tem mais. Uma das dicas que o tutorial dá (e que aparece num quadro do lado esquerdo da tela aos 5:45 minutos) é a coisa mais importante que já vi sobre o assunto.

A dica diz que é muito raro que alguém perceba que um vídeo não está em 4k. O que percebem é que o vídeo está mal fotografado, iluminado, não tem foco, o som está ruim e não tem história. Amei!!!

E se você que ficar na vanguarda das resoluções de vídeo, veja este artigo que publiquei sobre o 8K. Onde será que isso vai parar…

Deixe uma resposta