Câmeras

Nikon lança câmera para crianças e adultos

A Nikon acaba de anunciar a compacta e resistente COOLPIX W150, uma câmera para crianças e adultos.

Na realidade a câmera não parece ter muitas diferenças da anterior Coolpix W100, lançada em 2016. As novidades parecem se concentrar no acabamento e na possibilidade de uso do sistema SnapBridge para transferir automaticamente imagens da câmera para um dispositivo Android ou iOS.

câmera para crianças
A nova COOLPIX W150 é ao mesmo tempo à prova de crianças e de água

O novo modelo possui um sensor de 13 megapixels de 1/3.1″ de polegada, típico das câmeras compactas. A objetiva é uma NIKKOR com zoom óptico de 3x (equivalente a 30-90mm em 35mm). A COOLPIX W150 conta com Auto Foco Target Finding de busca contínua. Também tem múltiplos modos de cena e pode gravar vídeos Full HD com áudio estéreo.

Além disso a câmera é à prova de choques desde que a queda seja de no máximo 1,80 de altura. O corpo é à prova d’água até 10 metros de profundidade, à prova de poeira e à prova de congelamento até -10° Celsius.

Na prática ela é a prova tanto dos seus filhos quanto de tubarões, hehehe.

COOLPIX-W150
Os acabamentos tradicionais da linha vem em três cores

É por isso que alguns modos de cena são exclusivos, dessa câmera. Esse é o caso dos modos “enquadramento de face subaquática”, “adicionar claridade subaquática”, “picture-in-picture” e “adicionar pequeno efeito planetário” (seja lá o que isso signifique!). Outros recursos incluem bloqueio de imagem, Smile Timer, Exchange Messages para adicionar mensagens de voz nas fotos e uma função de classificação para imagens e vídeos.

Uma câmera para crianças?

Eu particularmente nunca gostei do design dessa linha da Nikon, como também não gosto do formato da câmeras Instax da Fujifilm. Talvez eu seja tradicional demais ou já esteja velho, mas parece que esse tipo de câmera faz sucesso entre as crianças contemporâneas.

câmera para crianças
O acabamento tropical agora conta com um papagaio

Os acabamentos e cores oferecidos na nova COOLPIX W150 são parecidos com as do modelo anterior. Além dos tradicionais acabamentos branco, laranja e azul, acabamentos floridos e com padrões gráficos deverão estar disponíveis neste modelo.

O “press release” do lançamento não informava nada sobre preço e disponibilidade para início de vendas. Isso me leva a crer que a Nikon deve iniciar a substituição dos modelos de maneira silenciosa.

câmera para crianças

Por incrível que parece, sim, existe público para este tipo de câmera. É o mesmo público que usa smartphones mas não quer ou não tem coragem de deixa-los nas mãos de seus filhos. Ou ainda, um público que acha que câmeras de ação tem pouca ergonomia. Talvez achem as GoPro complexas para usar, por exemplo.

A questão agora é aguardar. Vamos ver se a nova COOLPIX W150 será mantida na mesma faixa de US$ 160,00 da anterior COOLPIX W100. Será?

Deixe uma resposta