Câmeras

A Canon EOS RP é a melhor câmera para você?

A Canon EOS RP acabou de ser lançada e nem mesmo chegou ao nosso mercado ainda mas está causando todo tipo de especulação.

Essa câmera é uma adição à linha de equipamentos sem espelho (mirrorless) e com sensor Full Frame (do tamanho de um filme de 35 mm). A novidade é que apesar da tecnologia embutida, a Canon EOS RP promete ser a câmera mais barata do mercado em sua categoria.

Como foi pensada para ser uma câmera Full Frame “para as massas”, muitos tem se perguntado se vale a pena esperar por sua disponibilidade no mercado.

Canon EOS RP
A Canon EOS RP é uma Full Frame bem compacta

Foi por isso que fiquei interessado em uma matéria que o site Dpreview.com fez sobre o lançamento da câmera. Na matéria, para cada tipo de uso, são usados argumentos pró e contra sua utilização.

Resolvi então discutir os aspectos da matéria para ajudar quem não lê inglês e também para colocar os pontos de vista mais dentro de nossa ótica Tupiniquim. Vamos lá:

Usos para a Canon EOS RP

Viagens:

Segundo a matéria, apesar de ainda não existir uma lente de Kit leve, barata e versátil para a linha R, algumas outras coisa podem agradar os viajantes. Os JPEGs produzidos pela câmera são bons, além de ser possível processar arquivos RAW na própria EOS RP. Isso significa que é menos provável que você precise de um laptop junto com você na viajem, caso você queira apenas publicar fotos em mídias sociais através da conexão sem fio da câmera. A duração da bateria não é a melhor, mas a câmera pode ser carregada pela porta USB-C. Por outro lado, se você gosta de gravar vídeos em viagens, as chances são de que seu smartphone moderno possa filmar em 4K muito melhor do que a Canon EOS RP.

Canon EOS RP

E não esqueça que por mais compacta e discreta que a EOS RP seja para essa categoria de câmeras, ela ainda chama a atenção. Se você vai para a Suíça isso não é problema, mas no Brasil é bom tomar cuidado e fazer um seguro contra roubos e furtos. Além do mais o brasileiro aposentou de vez as câmeras dedicadas em suas viagens, e a tendência parece estabelecida. É engraçado esse pioneirismo, pois ainda encontramos muitos (muitos mesmo) turistas estrangeiros que não viajam sem uma câmera.

Fotos em família:

Nesse quesito, como na viagens, a Canon EOS RP se sai bem pelo tamanho. Além disso a interface relativamente simples e modos Automáticos e de cena bem projetados fazem dele uma câmera interessante para capturar fotos de familiares e amigos. O sistema de autofoco Dual Pixel da EOS RP melhorou em relação a sua irmã, a maior e mais cara Canon EOS R. O modelo mais compacto permite a “detecção de pupila” durante o modo de Foco Contínuo, coisa que pode ser muito interessante para fotos de eventos familiares.

Canon EOS RP

A Dpreview.com nota novamente a vantagem de smartphones em filmar 4K com melhor qualidade que a EOS RP. Se você pretende vídeos melhores de seus filhos crescendo talvez a câmera não seja para você…

Fotografia Urbana de pessoas:

A Dpreview chamou esse quesito de “Modo de vida e Gente”, mas é mais fácil entender essa categoria como sendo uma espécie de “Street Photography” focada em pessoas.

O site coloca que nesse tipo de assunto a capacidade de obscurecer as distrações de fundo pode ser um benefício para os fotógrafos, já que nem sempre eles têm controle total sobre o ambiente em que estão fotografando.

Canon EOS RP

É mais fácil fazer isso com uma câmera Full Frame por questões de física mesmo. Segundo o site com lentes de grande abertura (como a RF 50mm F1.2), a Canon EOS RP proporcionará uma excelente separação de assuntos na imagem. Além disso a “detecção de pupila” vai garantir a você atingir o foco crítico nos olhos de seus sujeitos, mesmo nas maiores aberturas de diafragma. Aja bokeh, hehehe!

Paisagens:

Ah, fotografar paisagens… No exterior este tipo de fotografia é quase como se fosse uma forma de meditação. No exterior é comum que fotógrafos façam excursões por lugares isolados levando equipamentos como tripé, câmeras e lentes pesadas, só para captar aquela “Aurora Boreal” espetacular.

Aqui no Brasil também temos uns bons exemplares dessa raça de exploradores, hehehe, com a diferença de que nosso ambiente as vezes é mais selvagem e perigoso. Nesse sentido a relativa portabilidade da EOS RP, aliada também a seu preço menor, podem ser um atrativo e tanto.

Canon EOS RP

No entanto a Dpreview nota que apesar da resolução de 26 Megapixels da câmera ser suficiente para a maioria dos fotógrafos talvez a Canon EOS RP não seja a melhor opção. O design do sensor produz muito mais ruído eletrônico (Noise) nas imagens do que a maioria das outras câmeras Full Frame (e até mesmo do que os sensores APS-C X-Trans da Fujfilm, digo eu). Isso pode não ser um problema se você usar principalmente imagens em JPEG, pois a câmera elimina bem esse efeito. Já aqueles que querem manipular arquivos RAW podem achar que o ruído nas áreas de sombra é problemático. Se você é muito perfeccionista talvez a EOS RP não seja a melhor escolha para fotos de paisagem, principalmente nas da categoria Fine Art.

Esportes e Vida Selvagem:

Por que será que sempre colocam Esportes e Vida Selvagem na mesma categoria, hehehe. Bem, a Dpreview chama a atenção para o fato de que com a Canon EOS RP você pode adaptar as “lindas teleobjetivas brancas que ajudaram a tornar a Canon famosa em eventos esportivos em todo o mundo”. Eu já acho que pintar essas lentes de branco foi a maior estratégia de marketing da história da fotografia. A Nikon deveria tingir suas teleobjetivas de laranja, hehehe.

Canon EOS RP

Mas voltando aos assunto o modo de Rastreamento de Foco da câmera, algo meio imprescindível para esse tipo de fotografia, é muito acurado. Essas características tornariam a Canon EOS RP perfeita para fotografia de Esportes e Vida Selvagem se não fosse um detalhe: uma taxa de disparo contínuo baixa.

Além disso o Visor Eletrônico pausa visivelmente entre cada foto tirada, fazendo com que você perca momentaneamente a noção do que está acontecendo no jogo ou com aquele pássaro voando em sua direção. Isso pode ser a diferença entre fotografar a cena ou levar uma bicada (ou bolada!).

Instantâneos e Fotografia Urbana:

A Depreview coloca aqui aquele tipo de fotografia na qual você dá de cara com uma cena bonita e interessante do cotidiano. Necessariamente o foco não está em retrato de pessoas mas na relação que elas tem com a paisagem. Acho que isso pode ser chamado de Fotografia Urbana.

Bom, feito esse alerta, podemos dizer que a articulação tipo “flip-out” da tela ajuda disparar a câmera no nível da cintura, coisa típica de quem usava uma Rolleiflex na década de 1950. Mesmo assim é bom procurar usar lentes leves e compactas, que na realidade ainda não existem na Linha R.

A Canon EOS RP também possui um obturador bastante silencioso, o que é ótimo para quem procura evitar atrair muita atenção. Mas segundo o site mesmo com a opção do obturador eletrônico totalmente silencioso, a velocidade de leitura do sensor é muito lenta. Isso significa que certamente aparecerão efeitos como o “Rolling Shutter”. É, novamente o sensor…

Retratos

Nessa categoria a Dpreview.com coloca as fotos de estúdio ou feitas para mostrar o melhor do olhar do fotógrafo sobre uma pessoa. Pelo menos foi isso que entendi…

Canon EOS RP

Aqui a caraterística mais importante da Canon EOS RP é seu autofoco com “detecção de pupila” durante o modo Servo. Isso significa que se você ou seu assunto se mover um pouco a câmera é capaz de manter o foco crítico no olhos. Isso acontece mesmo quando é usada uma abertura de obturador muito grande. Na realidade é a mesma situação da Fotografia Urbana com foco nas pessoas, assunto que já foi tratado acima. Ah, e parece que a “detecção de pupilas” da EOS RP não é a melhor da categoria…

A cores “agradáveis” dos JPGs da Canon parecem ser também uma vantagem, mas o problema do ruído em arquivos RAW só não vai aparecer se você fotografar em estúdio com iluminação dedicada ou flash.

Vídeo:

Resumindo, se você vai comprar uma Canon EOS RP só para filmar, esqueça!!!

Segundo a Dpreview.com, o corte do sensor ao filmar em 4K torna muito difícil fotografar algo em grande angular. Além disso você não pode usar o AF Dual Pixel ao gravar vídeo. As filmagens seriam de pior qualidade do que muitas câmeras que têm sensores APS-C.

Você pode filmar com lente grande angular se reduzir a resolução para 1080p e poderá ter um excelente autofoco. No entanto a qualidade do vídeo será apenas razoável e você só pode gravar a 30 quadros por segundo. Em 4K você pode gravar apenas em 24 quadros por segundo. E por fim, novamente, é lembrado o efeito “rolling shutter”.

Nossa, a EOS RP deve ser uma catástrofe para vídeo! Nunca ví a DPreview.com fazer comentários assim sobre um lançamento Canon…

Meu palpite é que se você é um fotografo amador ou profissional de eventos sem muitas veleidades técnicas e artísticas, nem vai notar esse problemas. Mas depois não diga que eu não avisei!

Conclusões

Achei engraçado como a Dpreview, depois de malhar a câmera em tantos aspectos, termina com um elogio.

Segundo o site, “Apesar de tudo isso, a Canon EOS RP é principalmente uma vencedora para nós. É acessível, oferece ótimos JPEGs e, com a lente RF 35mm F1.8 Macro – reconhecidamente, a única lente de montagem RF acessível no momento – é compacta e divertida de usar.”

Pode um negócio desse?

Canon EOS RP
Canon EOS RP

Bom, eu já disse aqui no Blog que no Brasil a Canon EOS RP poderá se tornar um sucesso. Provavelmente isso irá ocorrer por seu preço. Não duvido que será a câmera Full Frame mais barata também em nosso mercado.

Com o uso de adaptadores a Canon EOS RP irá se aproveitar da imensa quantidade de lentes Canon presentes em nosso mercado. Quanto a questão da qualidade de imagem, sinceramente não sei se isso será um problema para a maioria dos usuários amadores. E mesmo talvez para a maioria dos profissionais que ainda usam câmeras antigas e até câmeras com sensor “cropado” (APS-C).

Então, o negócio é esperar pela Canon EOS RP aparecer por aqui…

Imagens: Canon e Dpreview

Deixe uma resposta