Inspire-se

August Sander: O quê uma foto não diz

A foto dos Jovens Fazendeiros obtida por August Sander na Alemanha em 1914 é um exemplo do que uma foto não diz. Ou melhor, do que achamos que ela diz…

Eu confesso que já tinha visto essa foto em algum lugar, provavelmente em algum dos vários anos de optativas de História da Arte que cursei na faculdade. O pior é que todo esse esforço foi em vão: esqueci tudo, hehehe.

O fotógrafo August Sander (17 de novembro de 1876 – 20 de abril de 1964) foi um fotógrafo alemão de retratos e documentários. O primeiro livro de Sander, “A face de nosso tempo” (em alemão: Antlitz der Zeit), foi publicado em 1929. Sander é conhecido como o retratista alemão mais importante do início do século XX.

August Sander
Foto dos “Jovens Fazendeiros em seu caminho para um baile” de August Sander

Embora sua foto seja conhecida como “Young Farmers” ou “Jovens fazendeiros em seu caminho para um baile”, ela não retrata fazendeiro nenhum!

August Sander e os fazendeiros

Na realidade dois dos rapazes eram mineiros em uma mina de ferro. O outro trabalhava no escritório da mesma empresa. Moravam e trabalhavam na vila de Dünebusch, na Renânia, local que na época não tinha nem acesso por estrada.

Um documentário de apenas 9:40 minutos publicado no canal The Art Assignment mostra como vários intelectuais e autores foram influenciados por essa imagem sem saber a realidade por trás da cena.

August Sander
Still do vídeo com outra conhecida foto obtida por August Sander

Uma coisa muito interessante neste vídeo é a investigação sobre a vida dos rapazes e sua relação com August Sander. Por exemplo, descobrimos que a foto foi capturada pouco antes da Primeira Guerra Mundial. Aprendemos também que um dos três homens se tornou um dos combatentes que morreram no conflito.

É interessante como esse vídeo trata da mesma questão que eu já havia publicado por aqui, em um artigo sobre a foto da “Mãe Migrante”.

Bem, em todo caso é sempre bom a gente discutir esse tipo de assunto num mundo cheio de “fake news” e que conta com o Photoshop como ferramenta. Aproveite!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta