Inspire-se

Uma cerveja que revela filmes Super 8

Você se lembra dos filmes Super 8? Eram filmes cinematográficos voltados para o mercado doméstico. Muita gente teve sua infância nos anos 60 e 70 filmada nas pequenas câmeras que a Kodak e outras empresas produziram para esse tipo de filme.

Por incrível que pareça o Super 8 milímetros não morreu, e para meu espanto uma cervejaria “alternativa” chamada Dogfish Head desenvolveu uma cerveja do tipo Gose projetada para, além de ser bebida, revelar negativos Super 8 da Kodak!

filmes Super 8
Só os automóveis indicam a atualidade neste still de filme Super 8 revelado com cerveja…

A cerveja, chamada SuperEIGHT, tem 5,3% de teor alcóolico e é feita com pêra espinhosa (?), manga, Boysenberry (??), amora, framboesa, sabugueiro, sucos de Kiwi e um toque de quinoa. Ah, e também existe a adição de sal marinho Havaiano!

Só os mais velhos vão me entender, mas isso é basicamente uma receita do Dr. Bombay, do seriado A Feiticeira…

Já o desenvolvimento da cerveja reveladora foi mais prosaico. No ano passado o fundador e CEO da Dogfish, Sam Calagione, participou do podcast The Kodakery. A conversa era sobre processos analógicos na era digital. Imagino que ele seja fotógrafo ou coisa que o valha.

filmes Super 8
Receita para o processo de revelação com a cerveja SuperEIGHT

Revelando filmes Super 8

Durante a conversa, Calagione aprendeu que os níveis elevados de acidez e vitamina C em certas cervejas podem permitir que eles sirvam como agentes de processamento para filmes negativos convencionais.

Segundo os site Petapixel, a Dogfish já estava trabalhando em uma nova cerveja que apresentaria acidez extra e vitamina C. Então Calagione fez com que projetassem o produto especificamente para processar o filme Kodak Super 8.

filmes Super 8
Diagrama do processo de revelação com a cerveja SuperEIGHT

A Kodak confirmou o funcionamento do processo de revelação de filmes Super 8 com a cerveja logo depois.

Aliás, a Kodak postou em seu canal um vídeo com o resultado de seu filme Super 8 já revelado. Eu não sei se o problema é que agora estou acostumado com vídeos em 4K ou se o problema é o processo fotográfico, mas tem que ser muito “hispter” para gostar do resultado.

Quem sabe o segredo é beber bastante cerveja antes? Eu, como não bebo nunca, tô fora, hehehe!

Deixe uma resposta