Câmeras

Conheça as câmeras conceito da Canon

Câmeras conceito ou Concept Cameras são equipamentos que os fabricantes produzem para testar a reação do público e experimentar novas ideias.

A Canon acaba de divulgar na CP+2019, a maior feira de produtos fotográficos do Japão, vários produtos “conceito”.

Uma Canon infantil

Dentre eles o que chamou mais a atenção foi uma câmera projetada para crianças. O “brinquedo” é colorido, fácil de usar, tem uma interface criativa e cores chamativas, incluindo um acabamento rosa almofadado.

câmeras conceito
Interface com missões da câmera para crianças da Canon

Em vez de modos de exposição convencionais e controles complicados, a Canon imagina que as crianças interajam com a câmera por meio de “missões”, atividades projetadas para ajudá-las a criar imagens baseadas em temas simples, como emojis, cores ou os sentimentos que um gato teria. Eu sinceramente prefiro os cães. Gatos são muito “frios”, hehehe.

Uma câmera conceito inteligente

Outro produto é o que a empresa chama de câmera “inteligente”, projetada para selecionar e focar automaticamente os assuntos sem qualquer interação do usuário.

O corpo da câmera é motorizado, permitindo que a lente seja direcionada para cima e para baixo e em qualquer direção ao longo de 360 graus.

câmeras conceito
Câmera inteligente da Canon em ação

Uma telezoom compacta

Outro produto conceito é uma pequena câmera com zoom e telefoto, que permite aos usuários mudar o campo de visão para 100 ou 400mm (equivalente em 35mm), apenas pressionado um botão.

O produto final terá zoom constante ajustável entre 100 e 400mm, e não fixo como nesse protótipo.

câmeras conceito
Protótipo de câmera Telezoom compacta da Canon

Mais uma câmera de ação

E para quem achava que as câmeras de ação já não tinham mais para onde ir, a Canon apresentou um conceito colorido para uso ao ar livre, baseado em torno de uma lente grande angular fixa.

Uma forma quadrada e vazada no corpo da câmera serve tanto como um meio de enquadramento simples quanto uma meio de pendurar a câmera no corpo ou em objetos.

O painel frontal da câmera é removível e preso por um ímã. Eu confesso que não entendi muito bem o conceito, mas a Canon deve saber o que faz.

câmeras conceito
Novo design para câmeras de ação da Canon

Uma câmera bonita

E finalmente, uma câmera que não é bem um conceito mas um objeto de desejo. A Canon está lançando uma edição limitada da sua nova Mirrorles Full Frame, a EOS RP, chamada Gold.

câmeras conceito
Canon EOS RP Gold

A câmera, segundo alguns comentários, lembra o acabamento “Prata Champagne” da antiga e analógica Canon EOS 50, conhecida também como Elan II. Se você ficou com água na boca fique sabendo que a edição será limitada a 5 mil unidades. Elas serão vendidas unicamente no Japão.Vai ser um pega para capar, hehehe.

câmeras conceito
Detalhes da Canon RP Gold

Câmeras conceito nem sempre amadurecem para chegar ao mercado. Na realidade são exercícios de criatividade e desenvolvimento tecnológico que mostram as capacidades de pesquisa e desenvolvimento (o famoso RD, Research and Development) que uma empresa tem. Mostrar esse tipo de coisa em uma feira de produtos como a CP+ pode até mesmo aumentar o preços das ações de uma empresa! Pode?

Então espere para ver o que vai e o que não vai vingar…

Fonte: Dpreview

One thought on “Conheça as câmeras conceito da Canon

Deixe uma resposta